Turismo
Publicada em 05/06/17 as 14:21h - 66 visualizações
Festas Juninas são tradições no Nordeste

Jornal Divulgação Exata


 (Foto: Divulgação)

As tradicionais festas juninas do nordeste encantam toda a família e atraem turistas de diversos lugares do mundo.  Os "arraiás", como são chamados na região, são derivados de uma tradição europeia que se instalou no país e conquistou a todos. As comidas, e eventos da festa interagem com os costumes locais, e formam uma grande celebração com milhares de pessoas todos os anos.

Na época em que o inverno chega às regiões sul e sudeste muitas pessoas preferem aproveitar outras partes do território brasileiro, e curtir o sol do nordeste com suas festas juninas sempre reconhecidas pelas danças, à música, a comida todos típicos dos grandes "arraiás" nordestinos.

                Entre as melhores festas de São João do nordeste brasileiro estão as de Pernambuco, Sergipe, Bahia, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará.

Em Fortaleza, Ceará, as festas juninas são as mais animadas do Brasil, as festividades acontecem desde a capital até o interior do estado, e recebe atrações consagradas.  A festa junina do Ceará conta com concurso de quadrilha, comidas típicas, música, dança que acabam atraindo um enorme público.

Em Caruaru, Pernambuco, as festas juninas são famosas pela decoração multicolorida das palhoças e pelo ritmo do Forró Pé de Serra. As danças típicas como a quadrilha, movimentam os turistas e contam com apresentações de artistas consagrados, que são marcas registradas no município, como Zé Ramalho e Dominguinhos.

Em Aracaju, Sergipe, há uma invasão nas ruas da cidade com o Forró do Povo. As festas juninas do município são marcadas pelas fogueiras, fogos de artifício e o ritmo do baião. As comemorações se espalham por Sergipe e fazem do estado um dos melhores para celebrar a festa junina.

Salvador, Bahia, se destaca por ser a cidade que mais realiza festas juninas no país. As comemorações acontecem durante todo o mês de junho, com fogueiras e bandeirinhas que podem ser vistas em qualquer lugar da cidade. A festividade conta com quadrilhas ao som de forró, além da gastronomia junina da Bahia que é indispensável.

Considerada "A Maior Festa Junina do Mundo", as comemorações em Campina Grande, na Paraíba, também ocorrem durante todo o mês de junho.  Com as famosas quadrilhas animadas por tocadores de sanfona e artistas como Elba Ramalho, Zé Ramalho e Aviões do Forró. Além de receber mais de 300 barracas de comidas e bebidas típicas. No município acontece ainda o casamento coletivo, com dezenas de casais.

Em São Luís, Maranhão a festas juninas são marcadas pelas apresentações de Bumba-Meu-Boi. Na culinária os pratos típicos das festividades são mingau de milho e arroz de cuxá.

 Em Mossoró, Rio Grande do Norte, famosa por ter expulsado Lampião e seu bando as festas juninas mostram a representação da resistência dos moradores com a famosa Chuva de Bala no País de Mossoró. 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados