Política
Publicada em 04/10/17 as 17:36h - 119 visualizações
Orlando Morando lança programa Diabetes sobre controle
Iniciativa, sem custo para Prefeitura, atende 376 pacientes

Montero Netto


 (Foto: Divulgação)

Na tarde desta quarta-feira (04), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), participou do lançamento do programa de prevenção e cuidados com a Diabetes. A atividade, que contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, vereadores, pacientes, secretários, servidores de Saúde e o presidente da empresa epharma, parceira do Executivo no projeto, aconteceu na UBS Vila Dayse.  Atualmente o sistema de Saúde de São Bernardo tem registrados 80.100 diabéticos. Neste programa estão sendo monitorados 376 pacientes, 24 horas por dia, na faixa etária dos 30 aos 59 anos com custo zero para a Prefeitura. A empresa é quem banca o projeto.

Durante o evento, o prefeito assistiu a um vídeo explicativo da ação que busca reduzir o número de internações e idas dos pacientes aos equipamentos de Saúde, com o monitoramento diuturno e atendimento em casa. Segundo Morando, a parceria com a empresa Epharma disponibilizou glicosímetros, balanças e um aplicativo para celular. "Todas as medições destes pacientes são enviadas para a empresa, via bluetooth, fazendo com que o paciente seja monitorado 24 horas por dia", destacou o prefeito.

 

O paciente também é acompanhado por uma central telefônica, na qual uma equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e educadores físicos, diante das informações do paciente, entram em ação tomando as medidas necessárias para socorrer os integrantes do programa se perceberem alterações no quadro clínico dele, podendo inclusive acionar a ambulância do SAMU, ou até deslocar uma equipe para a residência da pessoa. A central também entra em contato, uma vez por semana, para aconselhar e dar dicas aos pacientes, priorizando a saúde e o bem-estar de todos. Porém, se o paciente sentir qualquer desconforto ou demais problemas, ele poderá telefonar por meio número 0800 777 8690.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Reple,  esta é a primeira vez que a uma iniciativa assim é feita no poder público. "São Bernardo está investindo em um plano inovador e moderno. A diabetes, é uma doença silenciosa, crônica e que não tem cura. Se ela não estiver controlada, pode ocasionar outros diversos problemas, como: hipertensão, distúrbios cardíacos, distúrbios renais, entre outros. Com a implantação do programa, estamos oferecendo um tratamento diferenciado e seguro, priorizando sempre a saúde de todos", afirmou Dr. Geraldo.

Reforço - Durante o evento, o prefeito Orlando Morando passou pelo teste de glicemia enfatizando o trabalho que a Prefeitura realiza com portadores de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. "Estes pacientes são acompanhados por equipes de Saúde da Família e recebem, mensalmente, visitas dos Agentes Comunitários de Saúde. Agora, com esse novo modelo de acompanhamento, os pacientes da rede municipal serão ainda mais assistidos", finalizou Morando.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados