Política
Publicada em 03/10/17 as 15:25h - 120 visualizações
Consórcio Grande ABC se reúne e reduz arrecadação sem comprometer serviços
Presidente da instituição Orlando Morando adota redução de gastos com eficiência de ações

Montero Netto


 (Foto: Divulgação)

Aconteceu na manhã desta terça-feira (03) a Assembléia Mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na sede da entidade, em Santo André. Comandados pelo presidente da instituição, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), o colegiado teve uma pauta de deliberações extensa. Nove itens foram discutidos pelos chefes de Executivo da região que dirigem o Consórcio.


Segundo Morando a reunião começou com a eleição do novo vice-presidente do Consórcio, que a partir de agora será o prefeito de Santo André, Paulo Serra(PSDB), em substituição ao prefeito de Diadema Lauro Michels(PV), que não faz mais parte da entidade. Também foi aprovada a redução da alíquota dos vencimentos que as Prefeituras pagam mensalmente para o Consórcio, de 0,25% para 0,17%, da receita corrente liquida dos municípios, a partir do ano que vem. O valor já havia sofrido uma primeira redução de 0,50% para 0,25%, no inicio do ano, quando Morando assumiu a Presidência do colegiado regional. "Isso significa que nós vamos manter o Consórcio em pleno funcionamento, com o escritório de Brasília,que foi inaugurado com aproximadamente 25% de tudo que era gasto na gestão anterior, mostrando claramente o volume que se desperdiçou de recursos públicos no passado", destacou. Como exemplo o tucano informou que hoje São Bernardo recolhe mensalmente aos cofres da instituição cerca de R$ 451 mil, sendo que em 2018 serão R$ 307 mil. Sobre o reajuste salarial dos colaboradores e funcionários do Consórcio, após analise, os prefeitos decidiram que, a exemplo do que ocorre em seus municípios não haverá aumento.


Foi decidido ainda que o Consórcio irá criar uma honraria especial para sete destaques regionais, homenageando personalidades que trabalham pela região e muitas vezes não tem o devido reconhecimento, com entrega feita em dezembro.


Por fim, a Assembléia Mensal definiu a estrutura organizacional da 81ª edição dos Jogos Abertos que ocorrerão no Grande ABC de 15 a 25 de novembro. A abertura da competição acontecerá em São Bernardo, a Comissão Técnica ficará baseada em Mauá e o Encerramento acontecerá em Santo André. O Comitê Organizador da competição ficará no prédio do Consórcio. Participam do evento as delegações de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires.


Participaram da atividade os prefeitos de Mauá, Atila Jacomussi; vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias; de São Caetano, José Aurichio; e de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados