Política
Publicada em 30/08/17 as 15:07h - 193 visualizações
Articulador de Paulo Serra diz que é advogado dos vereadores junto ao governo
Oposição faz críticas e diz que governo não tem articulação política junto aos parlamentares

Montero Netto


 (Foto: Divulgação)

O prefeito Paulo Serra (PSDB) tem enfrentado um período de turbulência na Câmara de Santo André. Os últimos episódios, envolvendo a secretária de Saúde e o fechamento de sete Unidades de atendimento a população, de maneira abrupta, expôs uma ferida que parece não ter prazo certo para cicatrizar. Como causa da piora do relacionamento entre o chefe do Executivo e os vereadores estaria a possível falta de eficiência na articulação política da Administração com os parlamentares, tarefa delegada pelo prefeito ao Superintendente da Unidade de Assuntos institucionais e Comunitários, Carlos Alberto Bianchin Junior. O gestor, que prefere ser chamado de representante do Governo, e não articulador, tem hoje a sua disposição uma estrutura que consumiu, só no mês de julho, um orçamento de cerca de R$ 201 mil para pagamento de salários de 43 servidores. A pasta não tem outras despesas. Para Biachin embora o valor pareça ser alto é pouco para o serviço demandado.

Divergências - Uma das vozes que se levanta no Legislativo, neste sentido, é a do vereador petista Willians Bezerra, o qual acusa o governo tucano de ineficiência no trato com os vereadores. "Não existe nenhuma articulação de fato. O que tem são conversas que não caminham. A pauta que o governo traz para cá ele não tem nenhum cuidado de lidar com os vereadores e já conversei isso com o Bianchin. Eles tinham que fazer isso mais organizado. Quem tem a maioria tem que ter mais responsabilidade. Foi assim com projetos importantes como o do IPTU que entrou na segunda feira e eles queriam por na pauta na terça. Conseguimos jogar para quinta, mas foi aprovado na calada da noite. Então é um erro atrás do outro que eles vão colocando", destacou.

O articuladortambém tem seus defensores dentro do Legislativo. Um deles é o vereador Fabio Lopes (PPS). Ele acredita na harmonia que existe como fator mais importante. "Nos reunimos todas as semanas e quando temos uma duvida esclarecemos com ele na hora. O fundamental é termos o acesso e sempre a resposta no momento certo. No meio da sessão eu ligo e ele já resolve", ressalta.

Ação - Para Bianchin o governo tem trabalhado com a Câmara obedecendo as ferramentas legais: Ofícios e Requerimentos dos parlamentares, considerando as urgências e emergências, as quais são tratadas de forma diferenciada. "Eles tem meu telefone, mas os vereadores já sabem também quem são as pessoas responsáveis por cada por cada área e, por isso, tem autonomia para ligar direto para a pessoa". O gestor, que tem 28 pessoas neste setor, lembra que quando os prazos legais expiram, ou acontece uma ineficiência de governo ele cuida pessoalmente do assunto.Sobre as criticas, em razão de não estar sempre presente as sessões do Legislativo, Bianchin explica não ver necessidade de adotar este procedimento, pois se reúne sempre com a base todas as segundas feiras. "Se um dia a base entender interessante a minha presença lá eu estarei", pontua.

Falha na Informação - O Divulgação Exata apurou, visitando o site da Prefeitura que, até o final desta terça-feira (29), quando se tentava acessar as informações sobre a Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, o portal não disponibilizava nenhuma informação. De todas as pastas da Administração Paulo Serra, apenas a comandada por Bianchin não tinha nada. Checando agora pela manhã pudemos ver que parte do problema foi sanado, isto porque ainda não está disponível, como nas outras Secretarias, informações sobre Departamentos, Ações, Programas e Equipe, entre outras.

A pasta é responsável pela relação com a Câmara dos vereadores, OAB ,Acisa,  e entidades da sociedade civil organizada. "Meu papel no governo é ser o advogado dos vereadores e da sociedade civil dentro da legalidade", finaliza Bianchin.

 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados