Política
Publicada em 13/09/16 as 14:57h - 157 visualizações
Carmen Lúcia é empossada presidente do STF pelos próximos 2 anos

Rafael Madjarof


 (Foto: Divulgação)

No dia 12/09, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, foi empossada como presidente do STF, substituindo o atual presidente, o ministro Ricardo Lewandowski. Além da presidência do STF, além de acumular a chefia da mais alta Corte do país, a ministra ainda preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle do Judiciário.

Durante a cerimônia de posse, a ministra nomeou para a vice-presidência da casa, o ministro Dias Tofoli, para suceder a ministra quando esta sair da presidência em 2018. Carmen Lúcia é a segunda mulher a presidir o STF, ela entrou na casa em 2006, durante o mandato da ministra aposentada Ellen Grace.

Hoje com 62 anos, a ministra iniciou sua carreira em 1977, quando se formou em direito pela PUC-MG, mas antes de chegar ao Supremo, foi procuradora do estado de Minas.

Estiveram presentes na cerimônia diversos políticos entre eles, Michel Temer, os presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB).

Em seu discurso, Carmen Lúcia destacou a importância de melhorar o atendimento prestado pelo judiciário e que irá ser mais incisiva, para poder buscar soluções para os inúmeros problemas apontados pela população. E ainda disse que serão feitas mais mudanças dento do poder judiciário.

O ministro decano Celso de Mello também discursou e aprofundou o que fora dito por Lucia, para ele o povo é quem deve sempre fiscalizar a vida pública brasileira, do presidente da República ao prefeito, do senador ao vereador. E citou  já falecido Ulysses Guimarães, dizendo que a corrupção é o cupim da República. República suja pela corrupção impune tomba nas mãos de demagogos, que, a pretexto de salvá-la, a tiranizam. 


Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados