Palanque Político
Publicada em 12/04/17 as 17:57h - 36 visualizações
Em Diadema Prefeitura inaugura 5º Ecoponto

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

O Prefeito de Diadema, Lauro Michels, inaugurou nesta terça-feira, 11/4, o Ecoponto Rufino. O equipamento é destinado ao recebimento de pequenos volumes de entulho, móveis, poda de árvores, material reciclável, entre outros e faz parte de um projeto que pretende instalar 5 novos outros ecopontos a curto prazo e outros 5 a médio prazo. Mais de 25 mil domicílios dos bairros Serraria e Conceição passaram a contar com o Ecoponto que tem um limite de até 1 m³, ou seja, no máximo 10 sacos por morador podem ser despejados nas caçambas semanalmente.

Está é uma obra focada na sustentabilidade que irá beneficiar a população, ocupar de maneira consciente o espaço, com o objetivo de diminuir o descarte irregular de resíduos sólidos e sensibilizar os moradores sobre essa prática inadequada. "Lixo custa dinheiro e este recurso sai do bolso de todos nós. O Plano Regional de Resíduos Sólidos prevê que Diadema tenha 15 ecopontos. Teremos 10 deles em pouco tempo. Isso é um avanço para a cidade", comentou o prefeito Lauro Michels. A Prefeitura vai investir  R$1,1 milhão nas novas 10 unidades.

O Ecoponto Rufino foi construído em um local que era ponto viciado de descarte irregular de lixo e entulho e está localizado na Estrada do Rufino, 1059, em terreno de 820 m².  O ecoponto vai funcionar às segundas-feiras, das 12h às 17h; de terça a sábado, das 8h às 17h. A Prefeitura vai fazer toda a manutenção do local e terá um funcionário orientando a população para a triagem do material entregue, para evitar que sejam misturados resíduos orgânicos. 

Segundo a moradora, Olga Maria Monteiro de Brito, os vizinhos dos prédios aguardavam ansiosos a entrega deste ecoponto. "Eu represento os moradores dos dois prédios, Diadema I e Diadema J. O ecoponto vai facilitar a limpeza do bairro e vai ajudar os moradores a cuidar do local", afirmou. 

A prefeitura orienta os moradores que para quantidades maiores que, 1 m³, o próprio munícipe contrate empresas especializadas na retirada de entulho. Quanto aos recicláveis como papel, vidro, metal e plástico, os mesmos depois de recebidos pelo ecoponto serão encaminhados às cooperativas de catadores. A população pode ajudar o DLU a fiscalizar e manter a cidade limpa, denunciando o descarte irregular pelo telefone 0800-7705559.

 

Cidade limpa

Manter a limpeza da cidade, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores de Diadema, tem sido um dos principais objetivos da Prefeitura, nos últimos anos. O investimento municipal, na construção do novo Ecoponto Rufino e mais cinco outros, é de quase R$ 1 milhão. Os próximos a serem inaugurados, ainda sem data definida, serão o Arraia, no Eldorado; e Naval, na Vila São José. Outros três, ainda estão sendo construídos: o Taboão, na avenida Dom João VI; o Canhema, na rua Yamagata; e o Marginal Z, na avenida Daniel de Carvalho.

A Secretaria de Serviços e Obras de Diadema, além dos serviços habituais de coleta domiciliar e de retirada porta a porta de entulho e bagulho, tem desenvolvido e participado de projetos e ações importantes para a limpeza da cidade e fiscalizado ativamente o descarte irregular. Em 2016, por exemplo, foram recolhidas, bairro a bairro, 8.795 toneladas de resíduos pelo Programa Diadema de Cara Limpa.

 

Mãos à Obra

Recentemente criado, o Programa Mãos à Obra passa a integrar as atividades de limpeza e manutenção dos bairros da cidade. Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Diadema, o programa promove ações de cuidado e conservação, principalmente de ruas, praças, avenidas e prédios públicos municipais como escolas, unidades de saúde, centros culturais e outros




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados