Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

Mundo
Publicada em 23/12/16 às 12:27h
Retrospectiva 2016: os fatos que marcaram o ano no país e o mundo
Impeachment, Olimpíadas, PEC 55, desastre aéreo, eleições e o que foi mais marcante para os brasileiros em 2016

Julio Cezar Green


 (Foto: Divulgação)

O Brasil viu o seu segundo presidente sofrer processo de impeachment, Dilma Rousseff deixou a presidência para seu vice Michel Temer. Eduardo Cunha foi preso em Brasília, o ano do esporte, entre outras coisas que marcaram 2016.

Impeachment de Dilma

A presidente eleita em 2014 com 54,5 milhões de votos viu seu governo ruir com os passar do ano, e em 2016 não suportou ao movimento articulado pelos deputados e senadores da oposição, que derrubaram o governo após um ano e meio do segundo mandato. Afastada desde 12 de maio, Dilma Rousseff deixou oficialmente o cargo em 31 de agosto, após aprovação de 61 votos contra 20 do senado federal. Michel Temer, que estava no governo interino, assume oficialmente a presidência brasileira.

Aprovação da PEC 55

 O senado aprovou no dia 13 de dezembro, em segundo turno, pelo placar de 53 a 16, o projeto de emenda constitucional que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A aprovação foi considerada uma vitória para o presidente Michel Temer, que para conseguir passar o projeto se reuniu diversas vezes em jantares com deputados e senadores, para articulação dos votos favoráveis.

Olimpíadas Rio 2016

O Rio de Janeiro fez história ao receber milhares de pessoas de todo o mundo para celebrar e torcer durante os jogos olímpicos. A abertura oficial ocorreu no dia 05 de agosto com uma linda festa inicial no maracanã. Centenas de medalhas, sucesso de público, organização e segurança que funcionaram, além de muitos recordes batidos, marcaram a passagem da Olimpíada no Brasil. O nadador e maior medalhista olímpico da história, Michael Phelps deixou as piscinas olímpicas após a última prova realizada, os 4x100m no dia 13 de Agosto. Outro mito que se despediu dos jogos olímpicos foi Usain Bolt, deixando o Rio com três medalhas de ouros consecutivas.

Ouro Inédito

A seleção brasileira de futebol masculino conquistou a tão sonhada medalha de ouro olímpica. O adversário da grande final foi a Alemanha. Vitória, somente nos pênaltis por 5 a 4, após empate em 1 a 1. A seleção comandada por Rogério Micale contou com o comando e talento de Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol.

Paralimpíadas Rio 2016

Em setembro, o Rio recebeu as paralimpíadas, e mais uma vez fez história. O nadador brasileiro Daniel Dias se tornou o maior medalhista homem em natação na palímpiada após alcançar a marca de 24 medalhas. No Rio, foram nove, sendo quatro de ouro, três de prata e duas de bronze.

Eduardo Cunha Preso

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi preso em opera- ção da polícia federal, no dia 19 de outubro, em Brasília. O ex-deputado teve seu mandato cassado. Cunha está envolvido em diversos escândalos, entre eles contas na Suíça, foi preso preventivamente após mando do juiz Sérgio Moro.

Eleições por todo país

Em outubro as cidades brasileiras conheceram seus representantes a prefeitura e câmaras municipais, após eleição realizada nos primeiros e segundos turnos. O destaque fica para a grande e surpreendente vitória do tucano João Dória, que foi eleito ainda no primeiro turno na capital paulista com uma grande margem de diferença para seus adversá- rios. Dória obteve 53,29% dos votos válidos.

Donald Trump eleito nos EUA

O republicano Donald Trump venceu as eleições para presidência americana ao bater sua adversária, candidata a sucessão de Barack Obama, a democrata Hillary Clinton. Trump foi o 45º presidente eleito dos EUA, e sua vitória foi considerada por muitos uma surpresa, tendo em vista que as pesquisas americanas apontavam Hillary favorita a presidência. Trump obteve 276 delegados dos 270 necessários para ser eleito.

Palmeiras Campeão Brasileiro

O Palmeiras se tornou campeão brasileiro de 2016 após derrotar a Chapecoense no Allianz Parque. O verdão conquistou o eneacampeonato, se tornando o maior vencedor do campeonato brasileiro e abrindo frente como o maior campeão nacional. Com uma campanha impecável, o alviverde foi campeão sendo o melhor mandante, melhor visitante, tendo a melhor defesa e melhor ataque do campeonato, além de não ter nenhum jogador expulso.

Grêmio Campeão da Copa do Brasil

O Grêmio conquistou o seu quinto título da Copa do Brasil após bater na final o Atlético-MG. No primeiro jogo, uma vitória por 3 a 1 em pleno Mineirão e no jogo final, empate em 1 a 1 e festa garantida para o maior campeão da competição.

Desastre da Chapecoense

O Brasil e o mundo presenciaram uma das cenas mais tristes de 2016. O avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas brasileiros caiu próximo ao aeroporto de Medellín na Colômbia. Foram 71 mortes, incluindo jogadores, comissão técnica e executiva do time, jornalistas e tripulantes. Foi o maior acidente já registrado no esporte. Diversas homenagens foram prestadas às vitimas por todo o mundo. Após Nacional, time colombiano que disputaria a final com a Chapecoense abdicar do título, a Conmebol decretou o time catarinense campeão da Copa Sul-Americana de 2016.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados