Mulher
Publicada em - 173 visualizações
Missão Cumprida nos circuitos Corrida e Caminhada Mulher Determinada
A maior dificuldade que a ação enfrentou foi com alguns governos que não tem comprometimento com a saúde da população.

Luisa Lucio


O circuito corrida e caminhada Mulher Determinada é uma ação do Instituto Pró Mulher em conjunto com a Revista que busca valorizar a saúde da mulher. O projeto iniciou com caminhadas 2013/2014 após o lançamento da revista. Em 2015 lançamos a corrida no Grande ABC sem estrutura, sem apoio político, mas com mulheres vitoriosas, empresários e colaboradores que se empenharam de Abril à Dezembro, para que o circuito acontecesse. Agradeço a equipe e a Deus que nos guiou.

Ribeirão Pires recebeu a primeira ação de braços abertos. Por ser a primeira etapa, conseguimos atingir o maior número de mulheres da região do ABC e de São Paulo. Na cidade, tivemos apoio do secretário de esportes Paulo César Ferreira que não mediu esforços para abraçar a causa e deu o pontapé inicial da corrida. Sem experiência, mas com muita determinação e muitas dificuldades, alcançamos um bom resultado. O melhor resultado  exames de mamografia nas cidades. Tendo conhecimento que existe um procedimento muito grande para que o processo seja aceito pela secretaria de saúde. Mas temos força e coragem para administrar esse processo futuro, pois a cidade de Ribeirão Pires, não precisa de político, e sim de gestores, que esteja comprometido com a saúde da população.

Em Mauá, foi a cidade que tivemos maior dificuldade para que a prefeitura recebesse a ação. Ficamos mais de quatro meses aos gritos e discussões com a secretaria de eventos que não teve a menor preocupação com o projeto, porque segundo eles a cidade está comprometida com outras ações de maior relevância. Fomos muito humilhados pelo governo para que a etapa acontecesse na cidade, trata-se de um cidade pobre e carente, onde as estatísticas comprovam que cada 100 mulheres que morrem em Mauá, 20 é de infarto agudo no miocárdio. Nessa cidade, quem comanda a secretaria de saúde é mulher que por sua vez, não compareceu ao evento muito menos se interessou de dar uma assistência a causa ou mesmo uma entrevista para "Revista Mulher Determinada", onde ela poderia informar as mulheres da cidades quais o projetos que existem para elas. O prefeito Donizete Braga (PT), que é um corredor profissional compareceu ao evento e largou junto à mulheres e homens e saiu satisfeito com o resultado do projeto, e ficou satisfeito com a ação.

Em Santo André, fizemos um planejamento de corrida, caminhada junto a secretaria de políticas públicas para mulher e a secretaria de esportes. Na pessoa da Silmara Conchão,que se comprometeu com a ação que conseguimos realizar a terceira etapa no dia 13 de Setembro com a presença do prefeito Carlos Grana (PT), que recebeu de braços abertos os atletas e amigos que participaram.

Diadema recebeu a quarta etapa com o tema Outubro Rosa, no dia 25. Na cidade com muita dificuldade de informação, não recebemos apoio do prefeito Lauro Michels (PV) e da maioria das secretarias, muito menos dos parlamentares que se dizem comprometidos com a saúde do povo. O apoio que tivemos, foi da secretaria de esportes, na pessoa do diretor de esportes Gilson Batista, Rafael Dellamari e Roni, que acompanharam o projeto em outras cidades. Nessa corrida recebemos a atleta, Maria do Socorro, que mora em Itaquera e não mediu esforços para correr pela causa. E da exemplo para os políticos e para a sociedade que unidos podemos fazer muito mais. Também, compareceu Elizabeth de Souza Costa, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) quando tinha apenas 19 anos, e concluiu o percurso.

Em São Bernardo o tema da corrida era azul e rosa. E em um domingo de muito sol, recebemos os atletas e apoiadores do projeto, que se destacaram na avenida Kennedy, com o objetivo de alcançar o primeiro lugar no pódio. Por se tratar da cidade que moro, e que nasceu o projeto, sentimos ausência de algumas figuras que se dizem comprometidos com sociedade. Mas ao mesmo tempo, tivemos apoio de pessoas com caráter, responsabilidade e determinação para nos apoiar.

Em São Paulo, a última etapa, o tema foi Dezembro vermelho. Por se tratar de uma cidade que não conhecemos foi a melhor etapa que realizamos. Recebemos todos os apoios possíveis da CET, da secretaria do verde e da administração do Parque do Carmo. Tivemos o apoio da Kelly que se envolveu com a causa e alcançamos o melhor resultado possível.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados