Mulher
Publicada em 04/01/16 as 16:18h - 296 visualizações
Sonia Garcia: mulher que se preocupa com o social

Rafael Madjarof


 (Foto: Julio Pacheco)

Sonia Maria dos Santos Garcia é uma mulher que tem se comprometido com o social em sua trajetória de vida. Atualmente com 67 anos, mãe e avó, Sônia é professora e advogada, formada pela Faculdade de Direito da Universidade Braz Cubas, 24a. turma de 1984. Assumiu o compromisso de estar à frente dos trabalhos sociais e projetos de proteção desenvolvidos pela Prefeitura de Ribeirão Pires. Hoje é Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, no Governo Saulo Benevides. 

A questão do social foi a principal bandeira levantada por Sônia em sua carreira. Como conselheira da OAB, fazia a diferença sendo Membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP - Gestão Guido Antonio Andrade e membro convidada das comissões de Direito Humano OAB/SP até o ano de 2000.

O ano de 1994 foi um ano de uma conquista muito importante para Ribeirão Pires, pois Sônia participou da implementação e criação da Delegacia da Mulher da cidade, junto ao governador  Fleury, e com o apoio do Prefeito da época, Valdírio Prisco. O ano de 2000 foi um ano muito especial, foi eleita vereadora de Ribeirão Pires, ficou no mandato de 2001-2004.

Foi nesse período que Sônia foi Vice Presidente da OAB/Ribeirão Pires, Gestão Reinaldo Sacheto; contribuiu muito com a Comissão da Mulher Advogada da cidade por um período de 13 anos, ininterrupto, a convite do Dr. Patrick Pavan. Fase de implantação do projeto de atendimento à mulher vítima de violência, com a parceria voluntária de psicólogos, assistentes sociais, clubes de serviços - Lions e outros.

Sônia é conhecida por ser uma pessoa que ama o que faz, porém é muitas vezes incompreendida por gostar de tudo certo, de tudo no seu devido lugar. Sempre citando uma frase do Papa Francisco que em um dos seus discursos diz que, vivemos na vida em função de nosso trabalho, o "ônus e o bônus".

Congressista, participou de vários encontros pelo Brasil sobre a Educação e o Direito, no exterior esteve em Cuba, no Encontro Mundial de Mulheres, em 1997. É palestrante e militante feminista. Em 2013, Sônia regressou a prefeitura sob a gestão de Saulo Benevides trabalhou por dois anos na Secretaria de Segurança, e atualmente é Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados