Mulher
Publicada em 26/11/15 as 15:52h - 334 visualizações
Empreendedora preocupada com a saúde feminina
Carla desenvolveu uma cartilha de orientação a pacientes pós-mastectomizadas e gestantes

Amanda Souza


 (Foto: Amanda Souza)
Mulher, mãe e empreendedora. Esta é Carla Sardano Morando, esposa do pré-candidato a prefeitura de São Bernardo Orlando Morando, com quem tem dois filhos: Orlandinho de 7 anos e Antonella de 5 anos. Carla, que hoje tem 41 anos, é formada em fisioterapia na UniABC e pós-graduada na área de cardiorrespiratório e saúde da mulher na FMU. Durante cinco anos realizou um trabalho em São Bernardo do Campo com mulheres mastectomizadas no CAISM e Hospital Mário Covas. Desenvolveu também uma cartilha de orientação a pacientes pós-mastectomia e gestantes, distribuída à população no serviço público e, ainda, atuou dois anos na área de fisioterapia ortopédica no Hospital Anchieta. Companheira de Orlando Morando na vida pública e com presença constante, ela colabora muito com a atuação do deputado nas entidades sociais de São Bernardo, além disso, atualmente é empresária e comanda uma franquia de chocolates em São Bernardo.

Revista Mulher Determinada - Como, quando e porque você entrou no mundo do empreendedorismo?

Carla - Através de uma oportunidade de uma amiga que tinha franquia e me disse que São Bernardo teria esse espaço. Como sempre acreditei na cidade, resolvi acreditar nesse negócio e deu certo!

Quais são os desafios os diários de uma empreendedora?

Primeiramente acreditar no seu próprio negócio e, além disso, se dedicar muito a ele, manter as finanças organizadas, ter muito respeito e harmonia com seus colaboradores e ser bom vendedor.

Como foi o trabalho realizado com as mulheres mastectomizadas no CAISM e Hospital Mário Covas?

Durante cinco anos realizei um trabalho em São Bernardo do Campo com mulheres mastectomizadas no CAISM e Hospital Mário Covas e tive a oportunidade de desenvolver também uma cartilha de orientação a pacientes pós-mastectomia e gestantes, distribuída à população no serviço público. O trabalho foi muito satisfatório, pois mostrar a essas mulheres que a vida é boa, trazer de volta a esperança de viver, mostrar que com tratamento essa doença tem cura e fazer elas acreditarem de verdade nisso, é muito prazeroso. Mesmo não atuando mais diretamente nessa área, sempre que procurada, faço questão de ajudar e isso me faz muito bem.

Qual foi a causa da migração da área da saúde para o empreendedorismo?

A área da saúde sempre foi muito importante pra mim, eu gosto bastante, porém, depois de ter as crianças achei que se eu tivesse meu próprio negócio estaria mais livre com os horários. Acabei me apaixonando pela loja, pois posso estar com pessoas o dia inteiro.

Como e quando você conheceu Orlando Morando?

Na época eu tinha uma clínica de fisioterapia e ajudava meus pais em sua empresa em São Bernardo, que passava por muitas mudanças e comecei a freqüentar o supermercado da família Morando. O Orlando era vereador e estava em seu segundo mandato. Quando seu irmão que trabalhava no mercado me viu e comentou com o Orlando sobre uma loira que não era do "pedaço" e que ele deveria me conhecer. Eu não sabia de nada, até que um dia eu estava no mercado e o Orlando também e seu irmão Deiner me apontou e ele acabou se interessando e procurou saber quem eu era e de onde era.

Depois de conseguir meus dados, numa tarde, ele mandou um buquê de rosas na minha casa e para minha surpresa eu não fazia nem ideia quem tinha mandado, a não ser de que ele deveria ser o dono do mercado que eu ia às vezes, pois o nome era o mesmo!

Passou o dia inteiro e eu muito curiosa resolvi ligar com a desculpa de agradecer as flores, mas na verdade era pra saber quem seria esse rapaz. Ele me convidou pra um passeio e eu meio desconfiada aceitei, mas levei uma amiga junto. No dia seguinte eu tinha uma viagem marcada com ela para irmos à praia, porém, depois desta noite eu já estava apaixonada por ele e não quis mais ir viajar. Namoramos por 5 anos e estamos casados há 8 anos.

Você já pensou em atuar no campo político?

NÃO! Eu acredito que esta parte já está muito bem representada por Orlando na família. Gosto muito de estar presente, mas não em ser.

Como é sua rotina, sendo mãe, esposa de deputado e empreendedora?

Bem corrida, pois estou sempre na loja e também não abro mão de estar com as crianças e participar diretamente da rotina deles. E, ainda, quando possível acompanho o Orlando.

Como você avalia a ação encabeçada pela revista Mulher Determinada, visando ajudar as mulheres com Câncer, mulher violentada e que sofrem de problemas cardíacos?

Essa decisão da Revista Mulher Determinada é muito importante, pois uma das formas de salvar mulheres com câncer, violentadas e com problemas cardíacos é a divulgação, é o esclarecimento sobre a doença, tratamento e formas de prevenção. A precocidade do diagnostico é fundamental para a eficiência do tratamento. Por essa e outras iniciativas benéficas para a população de São Bernardo, gostaria de parabenizar a revista que sempre atua em defesa da mulher.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados