in , , , , , ,

Esporte em Diálogo no Sesc Santo André: Caminhar com as Pessoas Idosas é Olhar para a Ancestralidade

Esporte em Diálogo no Sesc Santo André: Caminhar com as Pessoas Idosas é Olhar para a Ancestralidade

A prática da atividade física tem se destacado cada vez mais pelos benefícios que proporciona, desde a melhora das habilidades motoras até a promoção de uma vida mais ativa e socialmente integrada. Em mais uma edição do projeto Esporte em Diálogo, Soraia André César e Pablo Santurbano explorarão como a ancestralidade e os estilos de vida dos primeiros habitantes se conectam com a prática contemporânea de atividades físicas por pessoas idosas, contribuindo para o seu bem-estar e qualidade de vida.

A humanidade é intrinsecamente ligada à prática ancestral de caça e coleta. Durante o período de evolução dos seres humanos, houve uma queda drástica na atividade física, evidenciando um descompasso entre nossa constituição genética e o estilo de vida moderno sedentário. Essa mudança radical contribui para problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e metabólicas. Assim, vemos a importância contínua do exercício físico para combater essas condições, e isso se torna cada vez mais presente na vida das pessoas e com o passar do tempo.

Soraia André César, com uma trajetória marcada por desafios e conquistas no judô, desde os Jogos Pan-americanos até sua influência como educadora física e psicopedagoga, junta-se a Pablo Rodriguez Santurbano, fisioterapeuta especialista em fisiologia do exercício, autor e palestrante reconhecido por sua abordagem sobre saúde e movimento humano para uma conversa sobre a importância de manter um estilo de vida ativo, adaptando suas atividades às capacidades físicas e necessidades individuais. A prática regular de atividade física pode ajudar as pessoas idosas a manter a saúde e a qualidade de vida, reduzindo o risco de doenças crônicas e melhorando a mobilidade e a sociabilidade.

Esporte em Diálogo é uma ação que foi desenvolvida durante a pandemia, e conta com uma série de bate-papos com atletas, membros de comissões técnicas, gestores, dirigentes, pesquisadores, entre outras pessoas que fazem do esporte também um fenômeno cultural. A mediação fica por conta da equipe Sesc de profissionais da área de esporte e atividade física, que trazem à cena esse universo com os mais variados personagens, por meio dos seus relatos acerca do cenário esportivo no Brasil e no mundo.

Este encontro, antes realizado de forma digital por meio de podcasts, acontece desde 2023 presencialmente no teatro da unidade, e as últimas edições do projeto têm como temática “Diversidade dos Corpos”, carregando o intuito de aprofundar ainda mais o debate sobre o fomento à pluralidade dos agentes nos meios esportivos.

Programação:

Esporte em Diálogo: Caminhar com as Pessoas Idosas é Olhar para a Ancestralidade
Com Soraia André e Pablo Santurbano

Cada vez mais é possível notar os benefícios da prática da atividade física, seja na melhora das habilidades motoras, na adoção de uma vida mais ativa, na ampliação do convívio social. Soraia André e Pablo Santurbano buscarão na ancestralidade e nos estilos de vida dos primeiros habitantes a conexão com os dias atuais que idosos praticam atividade física diariamente, melhorando seu tempo presente.

Soraia André César desafiou normas sociais ao começar a praticar Judô durante a Ditadura Militar no Brasil. Treinou com esposas de mestres japoneses e nisseis, superando barreiras de gênero. Conquistou três medalhas nos Jogos Pan-americanos (1983-1991) e oito no Campeonato Pan-americano (1982-1990). Participou das Olimpíadas de 1988 como demonstração, ficando em quinto lugar. Em Barcelona (1992), enfrentou conflitos com a Confederação Brasileira de Judô devido a uma regra de idade. Possui formação extensa, incluindo Educação Física, Psicologia e várias pós-graduações. Recebeu o título de cidadã honorária de Santo André em 2016.

Pablo Rodriguez Santurbano: Fisioterapeuta especialista em Fisiologia do exercício. Atua em Fisioterapia musculoesquelética desde 2006. Autor do livro “Evolução e Movimentação Humana”. Ministra um curso livre para profissionais sobre a importância do entendimento de Biologia Evolutiva para profissionais da saúde e do movimento. Sócio proprietário da FBA, que significa Funcionalidade Bioantropológica, que representa a ótica pela qual observamos a saúde e o movimento humano. Tem um canal no Youtube que fala sobre evolução humana, movimentação e estilo de vida contemporâneo.
 

Dia 18/4, quinta, das 19h às 21h30
Teatro
Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação
Grátis

Written by Agatha Fernandes

ACISA participa de ação voltada para o empreendedorismo

Prefeitura de São Caetano abre vagas para Programa Startups for Students