Cidades
Publicada em 11/09/17 as 14:51h - 54 visualizações
São Bernardo dá novo passo para conquistar título de Município de Interesse Turístico
Plano Diretor e demais documentos foram apresentados ao deputado João Caramez, que encaminhará pleito à Secretaria Estadual de Turismo

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A cidade de São Bernardo deu mais um importante passo para conquistar o título de Município de Interesse Turístico (MIT), por meio da apresentação do Plano de Diretor de Turismo e demais documentos necessários para a submissão do Projeto de Lei que trata do assunto à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Recebida pelo deputado estadual João Caramez (PSDB) no último dia 5, a documentação será agora encaminhada à Secretaria Estadual de Turismo, onde os técnicos da pasta avaliarão a validade da proposta.

Após o aval da secretaria, o documento volta para a Assembleia em forma de projeto de lei para apreciação dos deputados estaduais. Com a medida, a cidade busca fortalecer o potencial turístico, passando a receber verba estadual específica para fomento do segmento, em consonância com as metas estabelecidas no plano de diretrizes da cidade, que contempla ações e estratégias executadas até 2020.

"Nossa cidade sempre teve potencial para ser este polo, o que faltava era justamente uma política fundamentada que, além de valorizar todas as nossas riquezas naturais, vai gerar uma movimentação importante na nossa economia. Momentos de instabilidade pedem que sejamos criativos e ousados na pavimentação de caminhos até então não explorados", disse o prefeito Orlando Morando.

"Parabenizo todas as pessoas que trabalharam para produzir o Plano Diretor de Turismo de São Bernardo e para que o município conquiste o título. É um projeto que teve grande apoio do prefeito e ex-colega de Alesp, Orlando Morando. Fico honrado em ser escolhido para subscrever esse projeto de lei para São Bernardo, que será a primeira cidade de Interesse Turístico Industrial", enfatizou Caramez.

A entrega do documento foi realizada pelo diretor do Departamento de Turismo e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Fernando Bonisio, além de outros representantes da pasta. "Ficamos muito agradecidos em ter o deputado como 'padrinho' de São Bernardo neste processo de obtenção do título de MIT e esperamos que ele possa defender o pleito de nossa cidade", afirmou Bonisio.

Além da elaboração do Plano Diretor de Turismo, o município vem trabalhando desde o início do ano para se adequar às determinações do governo estadual com objetivo de obter o título. Uma das medidas já adotadas foi a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e a respectiva posse de seus integrantes.

No documento apresentado à Alesp, o município também comprova aptidão para o turismo, como disposição de rede de hospedagem, serviços de alimentação e de informação turística. Além do carro-chefe do segmento na cidade, o Turismo Industrial - que promove visitas monitoradas a empresas da cidade para promoção de conhecimento sobre os processos produtivos -, São Bernardo também conta com extensa área verde que abriga parques e polos ecoturísticos, como o Parque Estoril, na região do Riacho Grande, o Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, a Prainha do Riacho Grande, além de atrações tradicionais como a Cidade da Criança e Pavilhão Vera Cruz.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados