Cidades
Publicada em 11/09/17 as 14:18h - 36 visualizações
Semasa começa colocação de vigas de nova ponte da avenida dos Estados
Via está interditada no sentido Mauá; cerca de 75 pessoas estão envolvidas na operação

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está executando neste final de semana uma importante etapa da obra da nova ponte sobre o rio Tamanduateí. Uma a uma, as 18 vigas que serão a base da passagem estão sendo içadas e levadas para o rio. Por isso, a avenida dos Estados está interditada sentido Mauá, na altura do Centro de Santo André, até a noite de domingo.

Para realizar o transporte até a avenida dos Estados, o içamento das vigas e a sua colocação de margem a margem do rio estão sendo usados dois guindastes e três carretas. Além disso, cerca de 75 pessoas estão envolvidas na operação, entre operários, técnicos, engenheiros e agentes de trânsito do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura de Santo André. Na parte da manhã deste sábado, 5 vigas já haviam sido assentadas.

Construção - A ponte da avenida dos Estados, na altura da rua Augusto Ruschi (próximo ao Sam's Club), está sendo construída pelo Semasa desde abril, logo após a antiga estrutura entrar em colapso por causa de uma forte chuva que atingiu Santo André.

Para minimizar o risco de enchentes no local e evitar a erosão nas margens do rio, a nova passagem foi projetada com um vão de 22 m, nove a mais do que a ponte antiga, que já não era mais compatível com a atual vazão do Tamanduateí.  Ela também será 1,2m mais alta que a antiga ponte. A obra vai custar R$ 3,9 milhões e será finalizada em outubro.

Números da nova ponte:
- 18 vigas pré-moldadas, com 30 metros de comprimento e 40 toneladas cada
- Aço usado em toda obra: 90 toneladas

- Concreto usado em toda obra: 630 toneladas
- Estacas: 44 unidades do tipo raiz (22 em cada margem), com 41 cm de diâmetro cada
- Vão do rio: 22 metros
- Altura da ponte: 1,35 metro
- Custo total: R$ 3,9 milhões




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados