Cidades
Publicada em 01/09/17 as 17:13h - 52 visualizações
São Bernardo promove mais ações de acessibilidades
Biblioteca Monteiro Lobato disponibiliza acervo, espaço, atenção e respeito para deficientes visuais do município

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Bernardo oferece para as pessoas com deficiência visual (cego ou baixa visão), o "Espaço Braille", dentro da biblioteca Monteiro Lobato. O local dispõe de um ambiente totalmente adaptado, com um acervo de 3.345 mil livros em Braille e 90 livros falados (arquivos em CD), além de impressora e máquina de escrever disponível para quem possui a deficiência visual.

O espaço foi criado em 1997 e, desde então vem aumentando o numero de doações investimentos e visitantes. Cristiane Rufino é deficiente visual e  colaboradora da Biblioteca Monteiro Lobato atua no "Espaço Braille" fala da importância deste espaço.

"A tecnologia esta presente em tudo e, graças aos avanços podemos interagir cada dia mais, ouvir e sentir. Podemos não enxergar, mas temos o direito de participar, de tudo como todos", disse Cristiane.

Os livros em Braille podem ser emprestados para qualquer munícipe, já os livros falados somente são emprestados para deficientes visuais como exige os direitos autorais. O usuário pode ficar com o livro ou CD por 15 dias, com a possibilidade de renovação para mais 15 dias, o que pode ser feito por telefone ou pessoal.

Além de poder pegar emprestados os livros e Cd's da biblioteca, qualquer pessoa que queira aprender um pouco mais sobre a leitura, pode participar da "Oficina do Braille", onde videntes aprendem a leitura em Braille. Para as crianças não videntes tem o projeto "Ouvir. Sentir e incluir", lá eles aprendem um pouco mais sobre os outros sentidos.

Neste mês mais uma Biblioteca do município foi contemplada pelo Estado para receber materiais mais acessíveis para os deficientes visuais. O kit vai ficar disponível na Biblioteca Malba Tahan, no Rudge Ramos, a partir de outubro. O kit é composto por: mouse estacionário, ampliador automático, software de voz, impressora em Braille, e teclado ampliado.

Serviço: Os interessados em participar das oficinas em Braille precisam ligar e se inscrever pelo telefone 2630-5100- ramal 5103. O espaço funciona de terça a domingo a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Endereço: A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua Doutor Flacker, nº 26,  Centro.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados