Cidades
Publicada em 01/09/17 as 14:10h - 38 visualizações
São Bernardo se mobiliza para a Procissão dos Carroceiros
Cortejo que encerra o calendário de festejos de aniversário da cidade celebra 100 anos de existência do evento

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Este ano a tradicional Procissão dos Carroceiros completa seu primeiro centenário. Criada em 1917 em celebração à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de São Bernardo, a Procissão acontecerá no próximo sábado (03) de setembro, com saída prevista às 9h30, da Igreja Nossa Senhora de Fátima (Rua Flávio Fongaro, 126, Vila Marlene), com previsão de chegada à Igreja Matriz, às 12h.

Este ano o evento também contará com uma comemoração especial, pois faz 300 anos que os monges beneditinos iniciaram a evangelização da região do ABC e da construção da primeira capela em louvor à São Bernardo. A capela ficava na avenida Senador Vergueiro e haverá uma parada neste local, por volta das 10h, para o descerramento de uma placa em homenagem a esses dois importantes momentos da trajetória histórica de São Bernardo.

"Conhecer nossa história é fundamental para compreender o presente e abraçar o futuro. A Procissão dos Carroceiros é uma tradição em nossa cidade. Tanto que, por essa razão, fizemos questão de encerrar os festejos em homenagem ao aniversário do município neste dia. A história de nossa cidade passa pela chegada de imigrantes estrangeiros, com expansão rural, grandes plantações e depois pela característica de cidade acolhedora e de desenvolvimento econômico com a vinda das grandes montadoras, empresas automotivas e depois setor moveleiro. Esta fase fez de São Bernardo ainda mais um refúgio, também, de cidadãos brasileiros de muitos outros Estados", afirmou o prefeito Orlando Morando.

Na chegada à Igreja Matriz, haverá uma missa a ser celebrada, a partir das 12h, pelo padre Giuseppe Bortolato. Na sequência, haverá a apresentação do cantor Eric Masini (13h), da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo (14h30), da dupla de música caipira Mococa e Paraíso (16h) e, às 19h, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André, encerra os festejos em homenagem à Nossa Senhora de Boa Viagem com uma missa.


Procissão dos Carroceiros - Desde 1917, devotos da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural. Entre as décadas de 60 e 80, a festa deixou de ocorrer, principalmente em razão da mudança do perfil de São Bernardo, que passou a ser industrial. A partir de 1980, no entanto, o cortejo voltou com força total e relembra todos os anos a história da cidade e do País. Essa tradição se iniciou com Dom Pedro I, que parava na antiga capela, em frente ao largo da Matriz, que era caminho para Santos, hoje atual Marechal Deodoro, e pedia proteção e a benção a Nossa Senhora para uma boa viagem.


Programação

 

8h - Missa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima (rua Flávio Fongaro, 126, Vila Marlene)

9h30 - Saída da Procissão dos Carroceiros rumo à Igreja Matriz

10h - Parada na avenida Senador Vergueiro, altura do hipermercado Carrefour, para descerramento de placa em homenagem ao centenário do cortejo e tricentenário da evangelização no ABC

12h - Missa para recepção da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem

13h - Show com o cantor Eric Masini

14h30 - Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo

16h - Show com a dupla de música caipira Mococa e Paraíso

19h - Missa de encerramento celebrada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados