Cidades
Publicada em 19/04/17 as 13:12h - 98 visualizações
Em comemoração ao mês do Índio, São Bernardo promove visitas a aldeias
Atividade visa promover conhecimento sobre cultura e costumes das tribos indígenas em solo bernardense

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Para celebrar o mês do Índio, a Prefeitura de São Bernardo promove nos próximos dias 22 e 23 visitas a duas tradicionais aldeias da cidade, que mantém a cultura e os costumes das tribos indígenas e estão situadas em terras demarcadas pela Fundação Nacional dos Índios (Funai), em solo bernardense. O dia nacional do Índio é comemorado nesta quarta-feira (19/04).

A primeira visitação acontece à Aldeia Krukutu, situada na região do Pós-balsa, na divisa com bairro de Parelheiros, na Capital. O povoado é composto por cerca de 47 famílias, totalizando cerca de 300 pessoas divididas entre duas etnias: Guarani e Guarani Kaiowá.

Já no dia 23, a agenda monitorada será feita na aldeia Kalipety, também na divisa com a cidade de São Paulo. As visitas proporcionam ao público maior conhecimento da cultura indígena e de sua forma de vida. As atividades abrangem ainda palestras sobre preservação do povoado, reconhecimento de território, visita à Casa da Reza (local de realização de rituais religiosos) e ao Cemitério Indígenas, entre outros. 

São 40 vagas por visita, com inscrições garantidas por ordem cronológica. Os participantes devem usar roupas leves, calçados confortáveis e levar lanches e bebidas não alcoólicas. A saída de ambas as visitas será no Parque Chácara Silvestre, sempre às 8h. Todas as atividades da programação são livres e gratuitas.


Outras atrações - Além das visitas monitoradas a aldeias, a Prefeitura de São Bernardo também promove ao longo do mês diversas atividades para resgate e disseminação da cultura indígena. Nesta quarta-feira (19/04), às 10h30, será realizada narração de histórias sobre lendas indígenas, por meio do acervo do Centro de Referência de Culturas Populares Tradicionais, no Parque Chácara Silvestre.


Já nesta quinta-feira (20/04), o líder da aldeia Guarani Krukutu, Olívio Jekupé, apresenta às 14h30, uma série de histórias sobre lendas tradicionais da Cultura Guarani, também no Parque Chácara Silvestre.


Serviço:

Interessados nas visitas monitoradas devem se inscrever pelo telefone (11) 2630-9356.

Parque Chácara Silvestre: Avenida Wallace Simonsen, 1.800, Nova Petrópolis.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados