Cidades
Publicada em 01/02/16 as 17:01h - 193 visualizações
Somente imóvel que se conectar a rede de esgoto receberá ligação de água da Sabesp

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) só fará novas ligações de água em clientes que também conectarem seus imóveis às tubulações de esgoto. A medida vale a partir do dia 01/02 para consumidores residenciais, comerciais e industriais das 366 cidades paulistas operadas pela empresa.

A mesma regra será aplicada para quem pedir religação - no caso de um imóvel vago ou demolição, por exemplo e para quem fizer mudança no local da conexão atual, como uma reforma na garagem. Caso o cliente não faça a ligação de esgoto, não será feita a conexão de água.

A regra, no entanto, não será retroativa. Por isso, quem não está ligado à rede de esgoto não será obrigado a se conectar imediatamente. Segundo a Sabesp, as mudanças seguem normas federais e estaduais, e tem como objetivo ampliar os benefícios para o meio ambiente e para a saúde decorrentes do serviço de saneamento.

Dados da Sabesp apontam que, na região de cobertura da companhia no estado de São Paulo, 4,4 bilhões de litros de esgoto, que deveriam ser lançados nas tubulações da companhia, são despejados de forma irregular em galerias de água da chuva ou em rios. Isso representa 1,7 mil piscinas olímpicas de esgoto descartado sem tratamento por mês.

Segundo a companhia, a infra-estrutura de esgoto existente, custeada pela tarifa paga pela população, é dimensionada para atender a toda a população da região onde foi instalada. Ou seja, tem capacidade para receber o esgoto de quem não se conectou, evitando que esses imóveis continuem despejando rejeitos em córregos, rios, praias e lençóis freáticos.

Segundo a Sabesp, a primeira ligação de esgoto residencial é gratuita, mas as obras internas, caso necessárias, são de responsabilidade do cliente. Em imóveis comerciais e industriais, independentemente do porte, a primeira ligação custa R$ 248, mesmo valor para um pedido de segunda ligação de um imóvel residencial.

Ligação obrigatória
A ligação de esgoto é obrigatória para quem habita em área urbana que tenha rede coletora em sua rua. Até então, a Sabesp orientava seus consumidores a fazer as ligações de água e esgoto em conjunto, mas alguns clientes optavam por não se conectar à rede coletora. A companhia, nesses casos, notifica a Prefeitura de cada cidade, já que cabe a elas o poder de fiscalização e multa.

A Sabesp possui 7,5 milhões ligações com clientes no estado de São Paulo. Desse total, 238.253 (ou 3%) não fizeram a conexão de esgoto. A maioria são residenciais (88%) e o restante (7%), comércios.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados