Cidades
Publicada em 12/01/16 as 14:36h - 152 visualizações
Plano de combate à enchente é alvo de discussão há 16 anos e nunca sai do Papel

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

Entra ano, sai ano e a problemática da enchente, bem como o que fazer para combatê-la, é discutida no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, porém sem solução. O debate acontece pelo menos desde 2000. Enquanto isso, as inundações continuam causando transtornos à população, como no sábado, quando mais uma vez diversos pontos da região foram tomados pela água e pelo menos oito veículos ficaram ilhados.

A nova promessa do Consórcio é a conclusão, apenas em março e oito meses após o início, do Plano Regional de Macro e Microdrenagem, cuja versão preliminar foi apresentada no dia 11/01, na sede da entidade, onde aconteceu o encontro mensal de prefeitos. O estudo consiste no mapeamento dos pontos críticos para alagamento nas sete cidades.

Os apontamentos que deverão constar no documento, já são velhos conhecidos da entidade. Isso porque, em novembro de 2000, reunião do Consórcio foi marcada por discussões que visavam a contenção das águas das chuvas durante o verão seguinte. Naquela época, todos os municípios se comprometeram a iniciar a implementação de medidas chamadas não estruturais, como programas de educação ambiental, técnicas de pavimentação para absorção de águas pelo solo, entre outros procedimentos.

Na época, eram consideradas críticas as áreas: Centro e Vila Vivaldi, em São Bernardo; Piraporinha, em Diadema; Jardim São Caetano, em São Caetano; Príncipe de Gales, em Santo André; e Centro, em Mauá. Outros pontos citados eram as regiões à beira do Ribeirão dos Couros, entre Diadema e São Bernardo, e do Ribeirão dos Meninos.

Por duas vezes, no ano 2000 e em 2009, a entidade tentou implantar sistema de monitoramento de chuvas para prevenir enchentes. Só que nenhum dos projetos saiu do papel. O primeiro por alegação de alto custo e o segundo  que seria feito pelo FCTH  também não avançou.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados