Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

São Caetano do Sul
Publicada em 26/02/18 às 16:31h
São Caetano do Sul forma alunos e inicia novas turmas do Curso de Libras

Redação


 (Foto: Divulgação/PMSCS)

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida), deu início neste mês às turmas do Curso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) 2018. Foram disponibilizadas 315 vagas, de forma gratuita, distribuídas em nove turmas entre os Níveis Básico I, II e II, Intermediário e Avançado, oferecidos aos servidores públicos municipais e aos munícipes em geral.

São Caetano do Sul é a primeira e única cidade do ABC a ter uma secretaria voltada exclusivamente aos cuidados de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Mantendo a tradição, através de leis municipais que reconhecem a importância da Língua Brasileira de Sinais, existem várias campanhas voltadas especificamente à inclusão e socialização do ensino de LIBRAS.

"Fevereiro é um mês bastante especial para nós, pois ao mesmo tempo em que iniciamos novas turmas, realizamos a formatura das Turmas de 2017, onde podemos efetivamente ver o resultado dos esforços municipais, na luta pela autonomia e inclusão dos recursos de expressão e comunicação do surdo. Um trabalho como esse, nos moldes dos quais oferecemos, indo do Nível Básico ao Avançado, com material didático e aulas gratuitas, e na quantidade de vagas que a Sedef oferece, ainda não encontramos nos outros municípios de Grande ABC, percepção obtida durante reunião do GT Pessoa com Deficiência do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC", explica a secretária da Sedef, Adriana Gomes da Fonseca.

Todo este cuidado tem garantido uma constante evolução no atendimento aos munícipes surdos, além de fomentar a transformação atitudinal de nossa sociedade, tornando-a mais inclusiva. A Sedef dispõe de dois servidores fluentes em LIBRAS, sendo um surdo (o instrutor Marcelo Bessa de Lima) e a assistente especializada e instrutora Luciana Faria de Carvalho, a qual também realiza interpretações em eventos da Prefeitura.


FORMATURA

A Sedef  realizou na noite da última sexta-feira (23/02), no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, a cerimônia de formatura de 34 formandos de 2017, nos cursos Básico (I, II e III), Intermediário e Avançado.

Os formandos foram:

BÁSICO - Cicera Maria Ferreira da Silva Briganti, Cintia Severo Brasil, Cláudia Patricia de Souza, Denir Longo,  Fabiana Inacio Carneiro, Karina Solidade Igual, Maria Denise Longo, Pamela Casatte Pereira e Vania de Paula Batista.

INTERMEDIÁRIO - Amanda Santos Roberto de Moura, Cintia Maria de Jesus, Cristiane Rezende Ruela Rodrigues, Edilson do Carmo, Janete Aparecida Vieira, Joyce Edwiges Leon Paes Fontes, Jussara Batoqui Duarte Leite, Laercio Caires de Nobrega, Maria de Fatima Costa de Andrade, Mariana Toshie Ono, Marinalva Rodrigues de Andrade, Rachel Menezes Batista e Rosalia Matos di Nolla.

AVANÇADO - Bianca Biondi Vinci, Carolina Silvestre Gabriel, Denise de Fatima Sepulveda, Edna Aparecida Copola, Evania Leite Gomes, Flavia Lays Copola Doracio, Henrique Keniti Takeshima, Isaac Henrique Molina de Oliveira, Katia Cristina de Matta Cruz Takeshima, Lilian Regina Richetti Cecarelli, Maria das Graças Vieira da Silva e Roselene Rodrigues de Vieira.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados