Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

São Caetano do Sul
Publicada em 15/02/18 às 08:43h
SESC São Caetano e Cia Suno apresentam: O BURACO
Com uma corda bamba e um buraco desenhado no chão cria-se o universo de Fiorella. Qual o limite do patético? Fiorella na corda bamba encontrando seus medos e limites.

Divulgação


 (Foto: Divulgação)

Neste sábado, o público do ABC poderá dar boas risadas com o espetáculo O Buraco, da Cia Suno. A peça será apresentada gratuitamente às 16h, na Área de Convivência do SESC São Caetano. Em cena, a artista Helena Figueira dá vida à Fiorella, uma palhaça acróbata vinda de uma tradicional família circense, que se vê no desafio de atravessar um buraco infinito andando em uma corda bamba. Toda sua família tentou e se deu mal: seu avo, seu bisavô, seu tataravô,... sua mãe também tentou, mas conheceu o anão do circo e fugiu com ele.

 

Num cenário composto por um barril, uma mini banda e uma corda bamba, sob o prisma da comicidade, Fiorella brinca com os conflitos de um palhaço que vive sua situação limite: ter que atravessar um buraco com fundo infinito. Números de mágica e contorcionismo completam a diversão do publico.

 

A peça estreou em 2011, quando a Cia Suno foi premiada pelo ProaC (Prêmio para Produção de Número Circense no Estado de São Paulo). Helena iniciou então uma intensa pesquisa para a concepção de seu número individual e, profissional criativa e capaz que é, escolheu quais especialidades iria apresentar ao público: mímica e corda bamba. Definido o desafio, Victor Nóvoa, outro integrante da Cia, partiu então para a criação de uma história. Nela, Fiorella é uma palhaça sonâmbula, que se vê diante de um desafio imenso: preparar seu próximo número circense. Corajosa e habilidosa, ela arrisca sua vida ao andar na corda bamba diante de um buraco sem fundo.

 

Emoção e risadas estão garantidas ao público, que verá em Fiorella a dificuldade, a graça e a superação, em mais um trabalho lúdico apresentado pela Cia Suno. Imperdível!!!!

 

A CIA SUNO

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.

 

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre "Fando e Lis", "Piquenique no Front" e "O Arquiteto e o Imperador da Síria". Logo após, iniciou um trabalho sobre "Esperando Godot", onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a "Identidade" da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

 

Hoje a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico "A Bailarina e o Palhaço", que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico "Estripulias no Circo", que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada. 

 

Além de se dedicar à arte circense nestes quinze anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção e Atuação:  Helena Figueira

Direção: Duba Becker

Preparação Acrobática: Jullius - Riccieri Pastori

Figurinos: Maria Eugênia Ramos

Sonoplastia: Marcos Diglio

Produção: Moretti Cultura e Comunicação

 

SERVIÇO
Onde:
SESC São Caetano - Rua Piauí, 554, Santa Paula

Quando: Sábado, 17 de fevereiro, às 16h

Quanto: Grátis - Retirada de convites com 1h de antecedência na Central de Atendimento

Informações: 4223-8800

Recomendação etária: livre




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados