Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

São Caetano do Sul
Publicada em 08/02/18 as 15:12h - 20 visualizações
Prefeitura de São Caetano realiza curso de capacitação para merendeiras e premia as melhores equipes

Redação


 (Foto: Divulgação/PMSCS)
A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo o 17º Curso de Capacitação de Merendeiras e Lactaristas nos dias 8 e 9 de fevereiro. O curso ocorre no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, com a participação de todas as merendeiras da rede municipal de Educação, totalizando 284 profissionais.

Na abertura do curso, nesta quinta-feira (08/02), foi feita a entrega do Prêmio Cozinha Destaque 2018, organizado pelo Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação.  Foram premiadas as escolas municipais que alcançaram 100% de aprovação nos critérios de qualidade de alimentação escolar definidos pelo Instituto Nutra e Viva, empresa que presta serviços de consultoria e treinamento às escolas de São Caetano. Conquistaram o prêmio 52 escolas de um total de 64.

NOVIDADES NO TREINAMENTO

O curso de capacitação a merendeiras e lactaristas foi instituído em 2010 e ocorre duas vezes por ano: em fevereiro e em julho.  Em 2018, os temas abordados foram Rotulagem Nutricional, Alimentos Transgênicos e Mindful Eating.  As aulas foram ministradas por nutricionistas do Instituto Nutra e Viva.

Rose Fiorotti, responsável pelo Setor de Alimentação Escolar de São Caetano, explica que todos os anos são oferecidos novos temas para aprimoramento das merendeiras. "Temos funcionárias que atuam há mais de 30 anos na Secretaria de Educação, já passaram por todos os cursos anteriores e se sentem motivadas a participar das capacitações porque sempre existe novidade. Contudo, quando tempos turmas novas enfatizamos mais os temas básicos, como higiene na manipulação de alimentos, por exemplo".

PRÊMIO POR EXCELÊNCIA

O Prêmio Cozinha Destaque também é uma iniciativa do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Nutra e Viva. Todas as escolas municipais são visitadas por nutricionistas do Instituto, que avaliam itens como organização e higiene.

"O prêmio surgiu como uma forma de estimularmos nossas merendeiras a atingirem metas de excelência de serviços prestados. Desenvolvemos um formulário que é preenchido em cada visita feita pelas nutricionistas e, de acordo com os requisitos atendidos, são dadas as notas. Somente recebem o prêmio as escolas que tiverem 100% de aprovação nos requisitos", diz Rose Fiorotti.  "Começamos com 4 escolas atingindo essa meta e esse número foi crescendo. Nessa capacitação entregamos o prêmio para 52 escolas de um total de 64". E segundo Rose Fiorotti, as escolas que não receberam o prêmio este ano não estão longe da meta: todas as escolas atenderam, no mínimo, 90%  dos critérios", diz a nutricionista.

A merendeira Waldice Lino da Silva foi receber o prêmio em nome da equipe da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Octávio Tegão.  Com 72 anos de idade e 23 atuando como merendeira, Waldice já participou de todos os cursos de capacitação organizados pelo Setor de Alimentação Escolar. "No começo, foi difícil a gente se adaptar às normas", admite a merendeira. "Hoje nunca deixamos de usar touca, lavar as mãos com o sabão e a técnica correta, colocar etiqueta com data nos alimentos etc. Se não fizermos tudo direito podemos prejudicar o nosso público".

Outra escola premiada foi a EMEI José Auricchio, inaugurada em fevereiro de 2017. Com apenas um ano de existência, a escola atende a todos os critérios de qualidade do prêmio Cozinha Destaque, graças ao empenho de funcionárias como Cristina Caires Clemente, 36 anos de idade e nove de experiência como merendeira na rede municipal de São Caetano. "Venho em todos os cursos, duas vezes por ano, e sempre aprendo novas técnicas", diz ela.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados