Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

São Caetano do Sul
Publicada em 05/02/18 as 16:24h - 23 visualizações
Prefeitura de São Caetano do Sul promove Mutirão de Odontologia e cria Central de Agendamentos

Redação


 (Foto: Divulgação)

Neste sábado (03/02), a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, organizou mutirão de atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas. Neste local, a partir do dia 19 de fevereiro começará a funcionar a Central Única de Agendamento Odontológico, que fará a coordenação dos atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O objetivo destas duas ações é organização e diminuição das filas de odontologia no município.

 "A criação da Central Única de Agendamento Odontológico nos permitirá maior agilidade na marcação de consultas, assim como a migração de pacientes entre unidades que eventualmente tenham maior facilidade de oferta de vagas", explicou a Secretária de Saúde, Regina Maura Zetone Grespan.

 O prefeito José Auricchio Júnior destacou a importância de investir na qualidade do atendimento odontológico. "A saúde odontológica é uma peça importante na saúde integral. Diversos agravos à saúde estão envolvidos com problemas odontológicos. Nossa meta é investir na saúde integral e na qualidade de vida da população", declarou o prefeito.

 

REDUÇÃO DA FILA

Para o Mutirão de Odontologia foram convocados cerca de 500 pacientes, que estavam inscritos nas UBS's em fila de espera. O atendimento foi realizado por 20 dentistas e toda a equipe de técnicos e auxiliares de saúde bucal, além da recepção, totalizando cerca de 70 profissionais da Secretaria de Saúde.

Esses profissionais realizaram triagens e procedimentos odontológicos simples. Para os casos mais complexos foram disponibilizadas cerca de 250 vagas para agendamento imediato já nesta semana.

Amanda Aguirre Santos, 34 anos, moradora do Bairro Olímpico, foi uma das pacientes convidadas a participar do mutirão.  Ela teve o seu caso avaliado e a consulta foi agendada. Seu marido, Tiago Santos, 31 anos, precisava só fazer um reparo em um dente e conseguiu resolver o problema na mesma hora. Só os filhos do casal (João, 6 anos, e Olívia, 4 anos) não precisaram passar pelo dentista, pois já recebem tratamento regular como alunos da rede municipal de ensino de São Caetano do Sul, por meio da unidade móvel de atendimento odontológico.  

 

AGILIDADE

Uma vez reduzida a fila dos atendimentos odontológicos, a meta da Secretaria de Saúde é oferecer um agendamento mais rápido e eficiente, por meio da Central Única de Agendamento, que começará a funcionar no dia 19 de fevereiro. Segundo Ingrid Calmona, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, os pacientes continuarão fazendo sua inscrição na sua UBS de referência (a mais próxima de sua casa), mas o agendamento será feito a partir dessa central única. "A central oferecerá o local com atendimento mais rápido, desde que o paciente concorde em se deslocar para uma outra UBS. Caso não haja urgência, ele também poderá esperar pela abertura de vaga na UBS de seu próprio bairro", explicou a coordenadora.

 Para fortalecer esse novo modelo de atendimento, a Secretaria de Saúde implementará mais nove equipes de atendimento. Atualmente, São Caetano do Sul dispõe de 12 UBSs com consultórios odontológicos (algumas com mais de um consultório), totalizando 15 consultórios na rede básica, além dos 17 existentes no Centro de Especialidades.

 Mas, para que a qualidade do atendimento odontológico em São Caetano do Sul melhore ainda mais é necessário que a população faça a sua parte. "Ao término de um tratamento, todo paciente já é agendado para uma nova consulta no ano seguinte, pois é importante que ele faça uma consulta preventiva pelo menos uma vez por ano. Contudo, muitos pacientes só retornam ao consultório quando sentem dor. E, nesse caso, muitas vezes o caso já requer um tratamento mais complexo e demorado", finaliza o protesista André Garcia. 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados