São Caetano do Sul
Publicada em 05/10/17 as 14:30h - 26 visualizações
Prefeitura de São Caetano do Sul empossa 74 integrantes do Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

São Caetano do Sul presenciou na noite de segunda-feira (02/10) a retomada do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), após 4 anos de paralisação em suas atividades, e a posse de 74 conselheiros (37 titulares e 37 suplentes), entre entidades da sociedade civil e Administração Pública. O evento superlotou o Cecape (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns e contou com as presenças do prefeito José Auricchio Júnior, presidente do Comcipas, secretários municipais, vereadores e autoridades municipais.

O conselho é um órgão oficial de participação da sociedade no governo municipal,o qual 37 conselheiros, titulares e suplentes, que representam 36 entidades da sociedade civil organizada, se reunirá todo mês, com o objetivo de discutir políticas públicas, assim como assessorar o prefeito municipal a desenvolver programas nas esferas ambiental, social, urbano e econômico para São Caetano do Sul.

Com a retomada do órgão, foi criado um colegiado de ex-conselheiros de 90 lideranças sociais, denominado Colégio de Ex-Conselheiros, o qual será um grupo de caráter consultivo do Comcipas.

"Em 2005, logo que assumimos a Prefeitura, tínhamos o compromisso com a sociedade de contemplar, de fato, um modelo de controle e participação social. Houve, então, uma calorosa discussão a este respeito, mas houve no momento o entendimento de que efetivamente haveria uma maior participação social junto ao governo, o que transforma-se em cidadania e foi aprovado este modelo junto ao Legislativo", relembrou o prefeito José Auricchio Júnior.

O presidente do Comcipas ressaltou a importância do conselho na ampliação do debate, a diversidade e pluralidade de opiniões na construção de políticas públicas e programas sociais. "Este é, sem dúvida, nosso objetivo. Aqui, hoje, está representado o sistema da organização social da nossa coletividade e, tenho certeza, de que a representatividade encontrada aqui hoje traz de fato o que esperamos e ansiamos de uma sociedade organizada. Enfim, esperamos de fato uma contribuição construtiva de políticas públicas", complementou Auricchio.

O secretário do órgão, Elísio Peixoto, afirmou estar preparado para organizar as reuniões e os debates mensais. "É uma responsabilidade e tanto, pois o Comcipas representa a sociedade civil organizada de São Caetano do Sul, com o objetivo maior de realizar programas sociais e políticas públicas voltadas ao bem-estar socioeconômico da nossa população", finalizou o secretário do Comcipas.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados