São Caetano do Sul
Publicada em 09/06/17 as 17:03h - 28 visualizações
Time de futebol americano adere à campanha de doação de sangue em São Caetano do Sul

Da Redação


 (Foto: Divulgação/PMSCS)

Junho, Mês Vermelho, é a campanha de doação de sangue que São Caetano do Sul promove em seu núcleo de hemoterapia neste mês. Na sexta-feira (09/06), o Blue Birds São Caetano, time de futebol americano da cidade, aderiu à ação.

 

Os atletas foram recebidos pela equipe do núcleo e pela secretária de Saúde, Regina Maura Zetone. "A gente sai com uma satisfação muito grande em poder ajudar pessoas", disse o quarterback Gabriel São Marcos. Também participaram o linebacker Gabriel Marques e o free safety Felipe Augusto.

 

A CAMPANHA
O banco de sangue São Caetano do Sul sofre grande baixa em período de férias e nos meses de frio. Segundo Luciene da Costa Silva, enfermeira responsável pelo local, a queda de doação chega a 40%.

 

O núcleo tem capacidade para receber 40 doadores por dia. "Precisamos de doações principalmente no início da semana, quando chegamos a ter apenas oito pessoas doando", afirma captadora Shirlei Duarte.

 

PARA DOAR
Os interessados devem ir ao Núcleo Regional de Hemoterapia Dr. Aguinaldo Quaresma, que fica na Rua Peri, 361, no Bairro Oswaldo Cruz. Informações pelo telefone 4227-1083.

 

O atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 12h (exceto feriado). O doador deve levar documento original com foto e se apresentar tendo tomado café da manhã reforçado, em bom estado de saúde, ter acima de 50kg, idade de 16 a 69 anos (menos de 18 devem estar acompanhado de responsável). Quem tiver tomando medicação deve informar antes. E pessoas com tatuagem podem dar um ano após terem sido tatuadas.

 

Ao chegar, o doador faz o cadastro, passa por pré-triagem (pressão, pulso e teste de anemia) e entrevista com o médico. A coleta do sangue (cerca de 470 mil) dura de 5 a 15 minutos. O tempo total de processo é de aproximadamente 50 minutos. Às sextas e sábados, essa espera é maior devido ao número de doadores. Por isso, o início da semana é também mais indicado.

 

Após doação, o doador recebe lanche e hidratação. E, após 30 adias, retira sua carteira com tipagem sanguínea e resultado de exame sorológico.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados