Quinta-feira, 27 de Abril de 2017

Buscar   OK
São Caetano do Sul
Publicada em 27/11/15 as 12:46h - 144 visualizações
DAE implanta sistema para monitorar resíduos da construção civil

Redação


Sistema está sendo implantado para monitorar os resíduos da construção civil  (Foto: Felipe Parra)

A cidade de São Caetano do Sul mostra, mais uma vez, pioneirismo numa ação que busca garantir a preservação do meio ambiente. Na cidade, sob responsabilidade do Departamento de Água e Esgoto (DAE), já está em funcionamento, na fase de experiência, o Sistema de Monitoramento dos Resíduos da Construção Civil, que visa aprimorar a gestão, supervisionar a destinação desse tipo de detrito, combater o descarte irregular e facilitar a reciclagem e o reaproveitamento do material.

Agora, a prestadora do serviço contratada pelo morador registra a caçamba requisitada no Controle de Transporte de Resíduos (CTR), onde serão inseridas informações sobre a geradora dos resíduos e o local de destinação. Então, é enviado ao contratante um e-mail com link para o acompanhamento do controle do serviço. Após o cadastro, a empresa necessita colocar a caçamba no local solicitado - quando atingido o limite de sua capacidade, o recipiente deve ser retirado, com a inclusão no sistema sobre qual veículo fará a remoção e confirmação de sua destinação. Ao chegar no espaço de descarte, que deve ser devidamente autorizado para esse fim, o responsável pelo controle de entrada de resíduos do local confirma a entrega e fornece a baixa no sistema.

Esse novo processo agiliza a troca de informações entre o DAE e os operadores autorizados que prestam serviços de coleta e transporte de resíduos da construção civil e, também, o rastreamento de entulho para combater o descarte irregular.

O engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente do DAE, reitera que, a partir da ação, é possível gerir melhor a destinação dos detritos e, no futuro, investir no campo de reaproveitamento de agregados da construção civil, o que contribui para a preservação ambiental. "Antes da implantação do sistema, visitamos cidades que tiveram êxitos em projetos semelhantes ao de São Caetano, como Jundiaí e São José dos Campos, e verificamos toda a logística do trabalho", informa ele, ao acrescentar que essa ação vem ao encontro do que é preconizado pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), instituído pela Lei Municipal nº 5.162, de 4 de dezembro de 2013 (http://hotsites.daescs.sp.gov.br/residuos-solidos/).

"Quando é aberta a guia com a CTR, ela, no sistema, fica na cor azul. Fiscalizada, a caçamba, ainda no sistema, fica verde e, desautorizada, vermelha. Se estiver irregular e clandestino, o recipiente aparece na cor preta", explica, didaticamente, Henrique Ruiz, profissional da Seção de Resíduos Sólidos do DAE.

Para que a fiscalização das caçambas fique ainda mais efetiva, a Autarquia Municipal, por sua vez, implantará, nas próximas semanas, a Patrulha DAE - Resíduos Sólidos. Com profissionais em circulação pela cidade durante a semana, em um veículo devidamente identificado, a Patrulha contribuirá para monitorar e identificar irregularidades nas caçambas dispostas no município e ainda irá orientar os moradores quanto ao descarte desse tipo de detrito - São Caetano também conta com a Patrulha Pela Proteção da Água, que orienta a população sobre os problemas que podem ser ocasionados pela má utilização do recurso hídrico.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Entrevistas com vereadores do ABC eleitos em 2016
Parceiros
Evolução e Mulher Determinada
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados