São Caetano do Sul
Publicada em 26/11/15 as 14:51h - 174 visualizações
Educadora de São Caetano fala em Manaus sobre práticas de tutoria

Da Redação


 (Foto: Divulgação )

Durante esta semana, o Programa Tutoria aplicado na cidade será destaque no evento Socialização das Práticas Formativas, promovido pela Prefeitura de Manaus, no Estado do Amazonas, de segunda a sexta-feira (23 a 27/11). A formadora Meire Bacci Candido, do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, será palestrante e também participará das mesas de discussão do seminário.

 O Programa Tutoria tem como foco aumentar a efetividade do trabalho dos gestores escolares, fortalecendo seu papel pedagógico nas escolas. A ação é fruto de uma parceira da Prefeitura de São Caetano com a Fundação Itaú Social e conta com a coordenação da Academia de Lideranças de Nova York. A consultoria Alley presta a assessoria local à rede sulsancaetanense.

 "O convite para apresentar a experiência de São Caetano aos educadores de Manaus me pegou de surpresa. Os realizadores do evento, que tem apoio da Fundação Itaú Social, ficaram empolgados com os resultados do Programa Tutoria em São Caetano e querem que a gente explique como conseguimos uma adesão tão grande dos diretores em tão pouco tempo de programa", destacou Meire Bacci Candido.

 A tutoria é uma metodologia de formação que pode ser oferecida para o professor na sua prática de sala de aula e para as lideranças responsáveis pela gestão pedagógica da escola, durante o desempenho de suas funções. No cotidiano da escola, o tutor - geralmente um profissional mais experiente -reconhece e valoriza as competências do tutorado para, assim, desencadear o processo de aprendizagem e agregar novos conhecimentos, de caráter prático e modelar ao contexto em que está atuando.

 Foram realizados quatro encontros de formação para os diretores das 20 escolas municipais que possuem Ensino Fundamental. Ao todo, os gestores participaram de 20 horas de formação no Cecape, conhecendo os conceitos do Programa Tutoria, que depois foram aplicados nas unidades escolares. Os tutores designados para cara diretor realizam visitas às escolas e conversam constantemente com os tutorados sobre suas práticas.

 "A tutoria não traz novidades para os diretores. Ela apenas os estimula a ressignificar sua atuação, apresenta instrumentos para que eles atinjam suas metas e dialoga com suas expectativas. O programa tem tido sucesso porque os diretores já observam melhorias em suas práticas e o resultado destas ações têm impactos positivos nos professores e alunos, que é o objetivo final", ressalta a formadora do Cecape.

 "Representar São Caetano em Manaus me enche de orgulho, principalmente porque eu acredito neste programa. Nossos gestores estão abraçando um outro lado, não apenas o administrativo das escolas. Eles participam ativamente do Programa Tutoria porque eles vêem sentido no que está sendo discutido, e isso é gratificante e encantador", concluiu Meire Bacci Candido. 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados