Nesta quinta-feira começaram os trabalhos de remoção dos barracos e tendas deixados pelos membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em terreno localizado no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo. O grupo liberou o espaço no começo desta semana, após sete meses de ocupação.
Sem conseguir estabelecer um diálogo com o município, os invasores tiveram de costurar um acordo com o governo de São Paulo. Ele foi acertado em dezembro do ano passado, após uma reunião no palácio dos Bandeirantes, em que o Estado prometeu realizar o recadastramento desses manifestantes em políticas habitacionais. Em troca, o MTST deveria deixar o terreno em até 120 dias, de forma pacífica.
Nesses sete meses de ocupação, o movimento conseguiu apoio do cantor Caetano Veloso, que até marcou um show, sem autorização da prefeitura, em outubro do ano passado, que acabou não acontecendo por uma decisão na justiça.
A retomada do terreno representa um alívio também para os moradores no entorno, que há vários meses estavam se queixando da falta de segurança.