Quinta-feira, 24 de Maio de 2018

São Bernardo do Campo
Publicada em 01/03/18 às 16:43h - 79 visualizações
Padaria Artesanal do Fundo Social é oficialmente inaugurada de São Bernardo
Instalações do Polo Regional foram apresentadas à presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) do Estado e idealizadora do projeto, Lu Alckmin

Carla de Gragnani


 (Foto: Gabriel Inamine/PMSBC)

Em cerimônia marcada por discursos emocionados e muito agradecimento, o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo (FSS) inaugurou oficialmente, nesta quinta-feira (01/03), o primeiro Polo Regional de Padaria Artesanal do município, com presença da primeira-dama e presidente do FSS do Estado, Lu Alckmin, do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e da primeira-dama e presidente do FSS da cidade, Carla Sardano Morando.

Após assinatura de convênio junto ao governo estadual, em outubro do ano passado, o Fundo de São Bernardo instalou sua primeira unidade de formação na área de panificação e confeitaria nas dependências da Fundação Criança, no Parque São Bernardo, onde também funcionam os cursos de formação nas áreas de Construção Civil e Assentamento de Piso e Azulejo. Desde o início do programa, 33 pessoas já foram capacitadas no curso de Padaria Artesanal e outras cinco ainda passam pelo processo de formação.

O intuito do programa é habilitar pessoas em situação de vulnerabilidade social e desempregados a buscarem novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de cursos de capacitação. "Este é um programa exemplar, que atua inicialmente nesta região estratégica, onde há grande adensamento e carência de iniciativas como esta. Parabenizo minha esposa pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo na cidade, por meio do Fundo Social", salientou o chefe do Executivo.

O curso de Padaria Artesanal qualifica profissionais e capacita agentes multiplicadores na produção de dez tipos de pães, feitos com vegetais e frutas, além de Colomba Pascal, Panetone, cookies e tortas. Os cursos são destinados às pessoas com mais de 16 anos, não sendo exigida escolaridade mínima. Além das receitas, os alunos aprendem sobre as condições de armazenagem, técnicas de higiene e manuseio, economia, cálculo e lições para evitar o desperdício na cozinha.

"É uma imensa satisfação receber essas meninas e meninos que fizeram o curso, para formalizar e consolidar esse Polo Regional. Desde o início tivemos uma grande adesão e empolgação, o que demonstra que a cidade estava realmente carente de ações como esta", destacou Carla Morando.

Em todo o Estado, o projeto já qualificou 98 mil pessoas desde 2011. Serão 39 unidades da Padaria em todo o Estado, sendo que a de São Bernardo é a 33ª. "O investimento é pequeno, mas transforma muitas vidas. Nossa vida é muito breve e a única coisa que levamos é o amor ao próximo. Sinto-me honrada de ser voluntária do Fundo Social do Estado e pode ajudar quem precisa, isso não tem preço", completou a primeira-dama, Lu Alckmin.

Construção Civil - O curso de Construção Civil, com especialização em Pedreiro e Assentador de Pisos e Azulejos também formou os primeiros alunos em dezembro de 2017. Novas vagas serão abertas para este primeiro semestre do ano. Para se inscrever é preciso comparecer à Fundação Criança, na Alameda Minas Gerais, 23, Parque São Bernardo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A idade mínima dos participantes é 16 anos, para os cursos de Padaria Artesanal, e 18 anos para os cursos de Construção Civil, com 60 vagas e 20 vagas disponíveis, respectivamente.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados