Quarta-feira, 25 de Abril de 2018

São Bernardo do Campo
Publicada em 18/01/18 as 09:28h - 73 visualizações
De volta à população, Praça Lauro Gomes se torna point de férias em São Bernardo
Recentemente revitalizado pela atual gestão, o espaço vem sendo bem frequentado por pessoas de todas as idades

Mayra Anjos


 (Foto: Gabriel Inamime/PMSBC)

Espaço histórico em São Bernardo, inaugurado em 1954, a Praça Lauro Gomes, no Centro, vem registrando um crescente público neste período de férias escolares, se tornando uma das principais referências de lazer da cidade neste verão.

Recuperado e devolvido ao público pela gestão do prefeito Orlando Morando no fim do ano passado, após passar anos descuidado e sem atrações, o espaço atrai cerca de 600 pessoas por dia, entre segunda e sexta-feira, e aos fins de semana, o número é de aproximadamente 2.000 pessoas, principalmente famílias.

 

O parquinho de terra é o local que mais recebe visitante durante o dia, e ao anoitecer é a fonte Princesa Isabel é a grande atração, por conta da iluminação que recebeu junto com toda a pedraria refeita em seu interior.

 

A vendedora Eliete de Souza Britto, moradora do Jardim Orquídeas, conta o que fez questão de levar a filha Ester, de 4 anos,  ao espaço. "Eu trabalho próximo, e acompanhei toda a reforma, quando ficou pronto o parquinho, achei muito legal, seguro e moderno, antes não tinha chance dela brincar agora é diferente, ela gosta muito", destacou Eliete.

 

Ao iniciar a gestão em janeiro, a atual Administração se deparou com um cenário de profundo abandono e descuido da Lauro Gomes. Imediatamente, autorizou uma série de reparos e intervenções que devolveram todo o complexo para uso da população. Em uma das ações, Morando assumiu a limpeza do busto em homenagem ao primeiro chefe do Executivo da cidade, Wallace Simonsen (entre 1945 e 1947), que estava sujo e deteriorado.

 

Após a medida, a Prefeitura retirou o comércio irregular presente na Praça, deslocando-o para outras áreas da cidade. Já os ambulantes que atuavam no corredor ao lado da Lauro Gomes ganharam 37 boxes organizados na Rua Marechal Rondon.

"Foi um dos grandes desafios do começo da gestão. Buscamos valorizar a história de São Bernardo e o bem estar da população. A Praça voltou a ser do povo", destacou o prefeito Orlando Morando.

 

Outra novidade entregue aos frequentadores da Praça é a Casa dos Engraxates, que abriga três grandes cadeiras de engraxate, que serão utilizadas por cinco profissionais autorizados pela Prefeitura.

 

A dona de casa, Juliana Aparecida, 29 anos, passou a levar  suas três filhas e confirma satisfação com o espaço. "O que eu posso dizer é que sou muito grata a esta gestão por ter devolvido o prazer de poder estar aqui novamente, minhas filhas não conheciam o chafariz, quando viram queriam até entrar na fonte", apontou Juliana.

 

A praça fica aberta das 7h às 22h todos os dias, com a presença permanente da Guarda Civil Municipal (GCM). Foi instalado um posto fixo, que tem caráter de apoio, auxiliando no monitoramento de toda à Rua Marechal Deodoro e adjacências. O local atende aos padrões de qualidade técnicos, proporcionando local apropriado para atuação da guarda.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados