São Bernardo do Campo
Publicada em 13/11/17 as 08:26h - 11 visualizações
Em São Bernardo, ação em prol "Novembro Azul" realiza 1.853 atendimentos em um único dia
Todas as 34 UBSs do município funcionaram neste sábado exclusivamente voltadas ao público masculino

Gabriela Maria


 (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo realizou, neste sábado (11/11), mais uma ação em prol do "Novembro Azul", que acompanha a saúde dos homens. Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde do município abriram as portas para atender o público masculino. Foram realizados 1.853 atendimentos, entre consultas clínicas, testes rápidos de DST/AIDS e câncer de próstata, orientações sobre álcool e tabagismo, além de aferição de peso e pressão arterial. 

 

O prefeito Orlando Morando classificou essa ação como mais um avanço para a Saúde de São Bernardo. "Estamos trabalhado para ampliar o atendimento e oferecer um serviço de saúde de qualidade e essas iniciativas comprovam o quanto a Saúde é prioridade nesta gestão. Só neste ano, contratamos 240 novos médicos, solucionamos a falta de remédio nas farmácias, zeramos a fila de espera de 70 mil pessoas que aguardavam por consultas e exames e agora estamos fazendo o mesmo com as cirurgias. Estamos transformando Saúde do município a cada dia", afirmou Morando. 

 

Apesar de o público masculino ser menos atento à saúde preventiva, a campanha foi favorável e teve boa adesão. O aposentado José da Silva, de 60 anos, compareceu a UBS São Pedro, incentivado pela esposa. "Fazia muito tempo que eu não ia até o médico, mas minha mulher chegou em casa com um panfleto e pediu para eu vir até a UBS. Hoje, passei por atendimento, medi a pressão e meu peso. Ouvi as recomendações sobre as doenças e agora posso ir embora tranquilo, pois sei que a minha saúde está em dia", disse o aposentado. 

 

Já o pedreiro Carlito Pereira Damasceno, de 55 anos, fez questão de participar da campanha. Com histórico de câncer na família, ele não deixa de se cuidar. "Nós homens, somos menos preocupados com a saúde do que as mulheres. Precisamos ficar mais atentos e se cuidar mais, nós só temos uma vida e precisamos cuidar muito bem dela", afirmou Carlito

 

O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e o Diretor do Departamento de Atenção Básica de São Bernardo, Dr. Rodolfo Strufaldi, também estiveram na UBS São Pedro e incentivaram os homens a aderirem à campanha e principalmente à prevenção do câncer de próstata. 

 

"Esse tipo de doença é muito silenciosa. Os homens precisam frequentar as unidades de Saúde e ficarem muito atentos aos sintomas. Se o diagnóstico for constatado logo no começo, as chances de tratamento e de cura são muito maiores. Além disso, os pacientes que foram diagnosticados serão encaminhados para tratamento no Hospital de Clínicas", explicou Reple. 

 

Reforço - Além da ação deste sábado, a Policlínica Centro, localizada na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, no Baeta Neves, está realizando, ao logo do mês, orientações com nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos aos homens. Esses pacientes também estão sendo instruídos sobre os primeiros sintomas das doenças e os homens com mais de 50 anos recebem atendimentos clínicos. Se necessário, são feitos encaminhamentos para especialistas em urologia.

 

A Secretaria de Saúde também irá realizar, em parceria com a Secretaria de Esportes, uma partida de futebol para conscientizar os homens. O evento acontecerá no próximo dia 25/11, no campo do Jardim do Lago, às 10h. Durante o evento, serão realizadas avaliações e orientações nutricionais, testes rápidos de DST/AIDS/hepatites virais, distribuição de camisinha, orientações sobre sexualidade, hipertensão e diabetes. Também estarão disponíveis avaliação de saúde bucal e orientações sobre o uso de álcool e tabaco.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados