São Bernardo do Campo
Publicada em 20/10/17 as 16:58h - 52 visualizações
São Bernardo realiza 2ª edição do Fórum do Idoso com o médico Fernando Gomes Pinto
Participantes assistiram à palestra “Como viver melhor e mais feliz no mundo atual” no Teatro Cacilda Becker

Redação


 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Bernardo realizou, nesta sexta-feira (20/10), das 14h às 16h, o 2º Fórum Municipal do Idoso de 2017, no Teatro Cacilda Becker, no Paço. Na segunda edição do ano, o tema abordado foi "Como viver melhor e mais feliz no mundo atual", do médico e convidado do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Globo, Dr. Fernando Gomes Pinto. No mês passado, o Fórum abordou sobre o Alzheimer.

 

Professor livre docente pela Disciplina de Neurocirurgia da USP, Fernando Gomes Pinto é autor de livros como "Neurociência do Amor", "Papo cabeça", "Misteriosamente sem segredos", "Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN)", "Você sabe como seu cérebro cria pensamentos" e "Exercícios e Posturas e Manual de Iniciação em Neurocirurgia". 

 

Com organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o prefeito Orlando Morando destacou que a Administração apoia a promoção de políticas sociais para todos os públicos. "Este é um evento gratuito, com palestrantes voluntários, de extrema importância para aproximar as pessoas, proporcionar o conhecimento e o convívio social da terceira idade", declarou o prefeito.

 

Realizado desde 2002 no plenário da Câmara, o Fórum do Idoso tem como finalidade orientar os idosos sobre a prática do envelhecimento saudável e reforçar a importância de se manter ativo para conquistar o bem-estar na terceira idade. "Desta ação, os idosos levam lições e aprendizados que são importantes para a adoção de práticas saudáveis e que promovem uma melhor qualidade de vida em diversos aspectos", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami,  um dos idealizadores da ação.

 

Primeira edição - Em setembro, a Prefeitura de São Bernardo já havia realizado edição do Fórum, com participação de grande público, que lotou o teatro Cacilda Becker. Na ocasião, a palestra escolhida abordou o tema "Sintomas e Tratamento para a doença de Alzheimer", que foi esmiuçado pelo Professor Norton Sayeg, médico especialista em Geriatria e Gerontologia. A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Carla Morando, realizou a abertura, destacando o papel da Administração na fomentação destes eventos. 

 

Descoberta no início do século XX pelo psiquiatra e neuropatologista Alois Alzheimer, a doença é a forma mais comum de demência. A enfermidade afeta 1% dos idosos entre os 65 e 70 anos, mas a prevalência aumenta exponencialmente com a idade, sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados