São Bernardo do Campo
Publicada em 25/09/17 as 18:47h - 44 visualizações
São Bernardo encerra Semana Nacional do Trânsito com palestra e blitz mirim
Semana foi marcada por aulas educativas e abordagens no trânsito pelo público infantil

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, encerrou nesta segunda-feira (25/09) as ações da Semana Nacional do Trânsito, celebrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. A cerimônia de conclusão da atividade aconteceu no auditório do Centro de Reflexão do Trânsito (CRT), no bairro Anchieta, com palestra do Instrutor de Trânsito da Secretaria de Serviços Urbanos, Osvaldo Correia, cujo tema foi "Celular: o novo vilão do trânsito".

Em São Bernardo, a semana comemorativa foi marcada por diversas palestras educativas voltadas aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental das escolas municipais e particulares, além de vivências no circuito aberto do CRT. No local, além de aprenderem sobre as regras básicas do trânsito, as crianças são estimuladas a reconhecer os equipamentos e a sinalização de trânsito como semáforos e faixas de pedestre.

Após a experiência e assimilação de conhecimentos do trânsito, as crianças participantes atuaram nas blitz mirins, sempre acompanhadas por agentes de trânsito da cidade, para reforçar aos motoristas a importância do uso do cinto de segurança, os perigos do uso do celular no trânsito, assim como a necessidade de se respeitar a sinalização e a faixa de pedestres.

A expectativa é que as atividades prossigam ao longo de setembro, mesmo após o término da semana comemorativa. "Esta ação de conscientização deve acontecer de forma contínua na cidade. Além de vidas ceifadas, os acidentes de trânsito acarretam em uma série de problemas e custos diretos e indiretos para a Administração. Por isso, a melhor forma de lidar com esta situação é através da educação, formando novas gerações mais conscientes e responsáveis no trânsito", destacou o prefeito Orlando Morando, em discurso que marcou o encerramento da ação.

De acordo com dados da Secretaria de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, somente em 2016, 69 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito na cidade. Neste ano, a cidade já registra cerca de dez mortes. A maior parte das vítimas de acidentes são pedestres e motociclistas. Mais de 50% dos acidentes são causados pelo uso indevido de celular. Em 2016, cerca de 6 mil pessoas foram autuados em São Bernardo dirigindo e fazendo uso do celular.

"A prevenção envolve muitos aspectos. Intervenções viárias voltadas à segurança do pedestre, motociclista e motorista são importantes, mas não substituem o trabalho de conscientização. Esta é uma preocupação permanente desta gestão, que acompanha o desempenho de todas as ferramentas de combate a acidentes. O trabalho é para que os acidentes sejam uma exceção e não uma regra, como acontece nas grandes cidades", completou o titular da pasta de Transportes, Delson José Amador. Também participou do encerramento da semana a coordenadora da ação, Valdênia dos Santos.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados