São Bernardo do Campo
Publicada em 21/08/17 as 17:08h - 50 visualizações
São Bernardo faz 464 anos com o espirito renovado e uma população que tem os olhos no futuro

Montero Netto e Paloma Carlos


 (Foto: Divulgação)

Neste domingo, 20 de agosto, o município de São Bernardo completa 464 anos de fundação.A escolha da data se deve ao santo padroeiro do município, São Bernardo de Claraval, celebrado neste mesmo dia. Mas a cidade poderia ter adotado 8 de abril de 1553 como sua data máxima. A escolha aconteceu para evitar atrito e confusão com a cidade de Santo André que adotou a datade abril para seu aniversário.

Oriunda da fundação da Vila de Santo André da Borda do Campo por João Ramalho, São Bernardo, em seus primórdios foi terreno fértil para a ação desbravadora dos padres jesuítas, que chegavam do litoral ao planalto.

Com uma história rica, que inclui sua emancipação, e tem significados marcantes para o Brasil, São Bernardo também foi palco do desenvolvimento industrial do país com, por exemplo, a instalação das principais montadoras de veículos em seu território, a partir da década de 50. Cidade progressista por natureza, geradora de empregos e riquezas, tem em seu território um povo aguerrido, trabalhador que busca dias melhores para seu futuro.

 

Luta pela emancipação

Em outubro de 1938, o então presidente Getúlio Vargas prejudicou São Bernardo aprovando lei que ordenava que a então Vila de São Bernardo passasse a ser distrito de Santo André. Revoltados, um grupo formado por empresários e banqueiros não aceitavam o rebaixamento criando um grupo que lutou bravamente pela emancipação do município. O banqueiro Wallace Cockrane Simonsen, em 1943 fundou a Sociedade Amigos de São Bernardo, ocupando a presidência. Alegando que o crescimento da região dava suporte para a emancipação, em 1944 um decreto elevou o distrito a município. Em janeiro do ano seguinte Wallace Simonsen foi nomeado prefeito do município de São Bernardo do Campo.


                                   Wallace Cockrane Simonsen, primeiro prefeito de São Bernardo



Pioneiro por natureza

O município carrega em si um pioneirismo digno daqueles que estão diante de seu tempo. São Bernardo sempre foi palco de ações que acabam sendo espelho para o país. Na economia, a década de 50 viu a instalação das principais montadoras de automóveis que alavancaram o desenvolvimento industrial do Brasil.

Já na política duas figuras ganham destaque, cada uma a seu tempo: Tereza Delta e Felipe Cheidde. A primeira, em 1947, foi uma das primeiras mulheres a serem eleitas prefeitas no Brasil, em uma época em que as mulheres quase não votavam. Ela entrou para a história como a primeira e única mulher a assumir o Executivo na cidade.  Mesmo com um rápido mandato, Tereza Delta conseguiu muitos benefícios para a São Bernardo.

Já Cheidde, em 29 de junho de 1989, entrou para a história como o primeiro deputado federal que teve seu mandato cassado por não comparecer a Câmara Federal para elaborar Constituição Federal de 88. O 'deputado gazeteiro' foi eleito, na época, com o apoio do povo são-bernardense.


Tereza Delta, única mulher eleita prefeita de São Bernardo


São Bernardo hoje

O prefeito de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) tem trabalhado duro para colocar em ordem a cidade que, segundo ele foi passada para a atual administração em um verdadeiro caos. De acordo com o chefe do Executivo a gestão petista deixou a cidade em uma situação difícil, obras paradas entre outras coisas.

Para o chefe do Executivo em oito meses de governo áreas importantes para a população como Gestão, Saúde, Educação e Segurança Pública foram priorizadas com muito trabalho e investimentos. Morando destacou que tudo o que vem realizando tem tido como diretriz principal a responsabilidade com os cofres públicos. Segundo ele, de janeiro até agora, foram economizados cerca de R$ 100 milhões. A ordem é controlar gastos sem cortar serviços. O congelamento de 30% dos cargos em comissão continua. Na Saúde foram contratados 707 novos profissionais (240 médicos), bem como novos professores para a Educação. No transporte público, a partir deste domingo, São Bernardo passa a ser a primeira cidade a ter em funcionamento o sistema de pagamento de passagens com cartão de crédito.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados