São Bernardo do Campo
Publicada em 21/08/17 as 16:51h - 68 visualizações
Transporte Público em São Bernardo ganha investimentos de qualidade
Ademir Silvestre, da SBCTrans, destaca modernização com novos ônibus e equipamentos renovados

Montero Netto


 (Foto: Divulgação)

No mês em que São Bernardo completa 464 anos de existência o sistema de transporte público da cidade também está recebendo inovações. Nomeado pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) para o cargo de diretor-presidente da Empresa de Transportes Coletivos (ETCD), Ademir Silvestre tem se destacado a frente da concessionária. Com uma tarefa nada fácil, remodelar o sistema de transportes de uma cidade como São Bernardo, o gestor tem usado sua experiência de vida pública. Ademir já foi vereador e secretário municipal, com experiência em várias pastas em administrações passadas.

Novidades - A ETCD lançou aplicativo de celular, revitalizou paradas de ônibus e entregou novos carros que já está circulando, beneficiando os usuários do transporte na cidade. Há ainda o pagamento de passagens com cartão de crédito facilitando a vida da população.

 

Partiu SBC - O Aplicativo "Partiu SBC", elaborado para os sistemas IOS e Android com downloads gratuitos, vai alcançar cerca de 250 mil munícipes que utilizam o transporte público municipal. O appdá ao passageiro a condição de identificar onde os ônibus estão e a previsão de passagem pelos pontos de cada linha, tudo em tempo real. As informações são atualizadas a cada 15 segundos.O mecanismo tecnológico é pioneiro no município. Para o prefeito Orlando Morando(PSDB)a cidade é muito grande e o aplicativo é uma necessidade.

Segundo Silvestre, esta é uma das importantes conquistas efetivas para a população, pois dá comodidade no uso do serviço público. "Isso vai permitir colocar São Bernardo em igualdade com outras cidades, permitindo que seu usuário se programe", destacou.

Além das plataformas eletrônicas, o "Partiu SBC" está disponível nos monitores do Terminal João Setti, Rua Domingos João Balotim, 80, Centro, e, dentro nos próximosdias nos demais terminais da cidade.

Abrigos novos -A Prefeitura revitalizou 1.200 abrigos de ônibus da cidade.Além da reforma, os novos pontos de ônibus agora oferecem material informativo, como apresentação das linhas atendidas. O processo de revitalização também está sendo executado pela concessionária SBCTrans, sem custos diretos à Administração. O investimento da empresa na revitalização de cada abrigo do Centro foi de R$ 2,7 mil. A Prefeitura entregou ainda o novo pátio de ônibus na Avenida Pedro Mendes, no Parque Selecta. O espaço acomoda veículos que há muitos anos ficavam estacionados na rua, devido à falta de área própria. A ausência de um pátio no local vinha gerando problemas constantes com trânsito, assim como acidentes.

Já o Terminal Rodoviário Tereza Suster, na Rua do Rio Acima, 35, no Subdistrito de Riacho Grande também foi revitalizado. Os 15 mil passageiros, que circularam na região do Riacho Grande diariamente, tem agora mais conforto, segurança e economia de tempo e dinheiro, com a da realização de integração no novo terminal.


Frota renovada - No último sábado (12) foram entregues55 novos ônibus de uma nova categoria de transporte mais moderna, robusta e mais confortável denominada MID (Micrão) substituindo os micro-onibus. Os novos carros são intermediários com motor e chassi de ônibus padrão, porém com carroceria mais estreita e menor. Ao lado de Ademir Silvestre o prefeito Orlando Morando vistoriou pessoalmente os novos veículos já estão trabalhando nas ruas. Os novos veículos tem 12 assentos a mais com 32 assentos, ar-condicionado e wi-fi, tomada e televisão a bordo. Além disso, é um veículo mais forte e robusto. A concessionária investiu R$ 400 mil por veículo, que já estão circulando nos bairros Três Marias, Alves Dias, Continental, Batistini, Jardim Represa, Pinheirinho, Vila das Valsas, Demarchi, Vila São Pedro, Parque São Bernardo, Jardim Silvina e Montanhão. O superintendente da SBCTrans defendeu a necessidade de modernizar a frota. "Embora não esteja no contrato de concessão houve um entendimento para substituí-los",

O prefeito garantiu que até o final do ano, a Administração pretende substituir 20% da frota com veículos mais modernos, diminuindo a idade média dos ônibus. "Além destes que 55 que estamos entregando no mês de aniversário da cidade, outros 15 articulados estão previstos para serem entregues, serão 70 novos ônibus", completou Morando.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados