São Bernardo do Campo
Publicada em 03/08/17 as 12:26h - 46 visualizações
No mês de aniversário de São Bernardo, Pinacoteca recebe programação especial
Em agosto, espaço cultural recebe série de exposições, eventos literários e musicais, além de oficinas

Da Redação


 (Foto: Divulgação/PMSBC)

Em comemoração aos 464 anos da cidade, a Pinacoteca de São Bernardo recebe em agosto diversas exposições, além de eventos musicais e literários. Até o dia 12, é possível prestigiar os "Rabiscos do Peixe", na Galeria Térreo - exposição retrospectiva da produção do ilustrador, desenhista, caricaturista e chargista do Grande ABC, Luis Carlos Ferreira, o Peixe. O artista já realizou trabalhos para os Studios Disney, Cartoon Network, Instituo Ayrton Senna e o personagem Senninha, entre outros.

 

Com abertura no dia 19, "Cores e Raízes de um Jardim do Jequitinhonha" é uma exposição individual do artista Gildásio Jardim. Mestre da cultura popular, Gildásio criou uma técnica de pintura onde confecciona telas a partir de tecidos estampados, populares no Vale do Jequitinhonha, seu solo cultural e afetivo. A recepção musical fica por conta do grupo Viola Baguá, às 15 horas, no Salão Principal da Pinacoteca.

 

No mesmo dia, na Galeria Térreo, será inaugurada a exposição "Traço no Pano", obra do Coletivo Traço, um ateliê da Pinacoteca que desenvolve trabalho da saúde mental em parceria com a Diretoria de Cultura. A ação busca reequilibrar a saúde através da arte. A curadoria é assinada por Sueli Bonfim. 

 

Na Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi, acontece, a partir do dia 10, a exposição "A Arte na Junção de Crença e Religião", do artista Júlio Mattos. Com esculturas produzidas a partir de material reciclado, o artista mostra entidades das religiões de matriz africana, cada qual com suas características e adereços.

 

Também na Biblioteca de Artes acontece o Projeto Som da Letra. Encontros semanais analisarão os movimentos e suas poéticas, com canções tocadas ao vivo pelo músico e curador do projeto Júlio Versolato. Em agosto, o tema é "A Tropicália segundo Panis et Circenses". Os encontros serão realizados nos dias 12, 19 e 26, das 14h às 17h. Já nos dias 11, 18 e 25 serão promovidas oficina de fundamentos da linguagem musical como pulso, compasso, afinação, conceito de melodia, harmonia e fraseologia.

 

No Projeto Pina Musical, que acontece no dia 24, às 19h30, a apresentação será de Anette Camargo Trio. No repertório, grandes standards do jazz e da música brasileira. Acompanhada de Libero Dietrich (contrabaixo) e Rodrigo Braz (bateria), a artista tem no seu repertório Rodgers e Hammerstein, Horace Silver, Miles Davis, Esperanza Spalding, Gershwin e Paul Desmond, além de Edu Lobo, Ivan Lins e Tom Jobim.

 

Serviço:

Pinacoteca de São Bernardo - Rua Kara, 105, Jardim do Mar.
Telefone 4125-4056.
Toda a programação é livre e gratuita.

Inscrições para oficinas: peloemailbibliarte@gmail.com




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados