São Bernardo do Campo
Publicada em 12/07/17 as 15:00h - 57 visualizações
São Bernardo está entre os melhores índices de Segurança do País
Município foi o único do Grande ABC a figurar o ranking elaborado por consultoria, ficando também à frente de grandes capitais brasileiras

Redação


 (Foto: Divulgação)

O levantamento Connected Smart Cities, realizado pela consultoria Urban Systems e divulgado nesta semana, colocou São Bernardo entre as 30 cidades brasileiras com melhores índices de Segurança Pública no Brasil. A cidade foi a única do Grande ABC a figurar o ranking, garantindo a 24ª posição - à frente de grandes capitais, como Recife (PE), Aracaju (SE) e Campo Grande (MS).


A consultoria levou em consideração seis critérios para elaboração do estudo: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito. Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância - totalizando seis pontos.


"Esse é o resultado mostra que estamos colocando São Bernardo no caminho certo em todos os aspectos. Nossa meta é fazer da cidade uma referência em sistemas de inteligência e efetividade no combate ao crime. Esta foi, inclusive, uma das principais demandas da sociedade apontadas por meio do 'Governar com Você'", destacou o prefeito Orlando Morando.


Uma das principais ações na área é a operação "Noite Tranquila", implementada pela nova gestão com objetivo de coibir a realização dos chamados pancadões e outras atividades irregulares na cidade. A ação intersecretarial também conta com apoio das pastas de Serviços Urbanos, Obras, Transporte e Vias Públicas, além da Vigilância Sanitária.


Desde seu lançamento, a operação já interditou diversos estabelecimentos com grande recorrência de reclamações de barulho e enquadrou bares e lanchonetes por irregularidades quanto aos padrões sanitários em bairros como Vila São Pedro, Calux, Montanhão, entre outros, além de regiões como entorno da Universidade Metodista de São Paulo e Avenida Kennedy. Além disso, dissipou tumultos e brigas causados por consumo excessivo de álcool e entorpecentes, com abordagem minuciosa sobre mais de mil pessoas suspeitas.


Monitoramento -
Na área de monitoramento permanente, a Guarda Civil Municipal (GCM), mantém o Centro Integrado de Monitoramento (CIM) ligado a uma moderna rede de 400 câmeras estrategicamente posicionadas em todos os cantos da cidade. Deste total, 280 equipamentos estão instalados em áreas externas das escolas, integradas entre a GCM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o departamento de trânsito da cidade. A nova gestão também equipou a guarda municipal com tecnologia GPS, a fim de qualificar ainda mais o trabalho da corporação.


"Todas essas ações que vêm sendo realizadas na cidade reforçam o novo tratamento que GCM de São Bernardo está recebendo nesta gestão, com fornecimento de equipamentos adequados, renovação da frota e outras ações que fortalecem a atuação destes profissionais", destacou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Alberto dos Santos.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados