São Bernardo do Campo
Publicada em 11/07/17 as 10:09h - 54 visualizações
São Bernardo celebra Dia Mundial da Saúde Ocular com programas de prevenção
Nos últimos 3 meses, município ofertou cerca de 17 mil consultas oftalmológicas

Gabriela Vieira Maria


 (Foto: Divulgação/PMSBC)

Nesta Segunda-feira (10/07), é celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular e a Prefeitura de São Bernardo vai reforçar a importância do diagnóstico precoce. Nos últimos três meses, o município ofereceu 17 mil consultas oftalmológicas para adultos, crianças e adolescentes e zerou a fila de espera dessa especialidade. Além disso, vem desenvolvendo programas de prevenção para da visão da população.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 180 milhões de pessoas no mundo sofrem com problemas de visão ou cegueira. Desse número, cerca de 30% são crianças, que estão em idade escolar. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de São Bernardo realiza um trabalho constante nas escolas, onde os professores realizam testes de triagem nas crianças e se necessário, encaminham para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Se for constatado que o aluno apresenta distúrbios, a prefeitura disponibiliza óculos de grau, sem qualquer custo para o paciente.

 

O município também dispõe de seis ambulatórios oftalmológicos nas Policlínicas Centro (Av. Armando ítalo Setti, 402 - Centro) e Alvarenga (Estrada dos Alvarengas, 1211 - Alvarenga), com médicos oftalmologistas trabalhando todos os dias.

 

Além das consultas, a Policlínica Centro também realiza mensalmente 1.000 exames de tele retinografia em pacientes acima de 45 anos, diagnosticados com diabetes e hipertensão, ou naqueles que tratam essas doenças a mais de cinco anos. Esse procedimento é preventivo e tem o objetivo apontar alterações e possíveis evoluções das doenças (diabetes e hipertensão), que podem ocasionar a cegueira e até mesmo prevenir doenças cardíacas, como AVC e derrames.

 

Nos pacientes com baixa visão, a cidade oferece o CER (Centro de Especialização em Reabiliação), na Rua Warner 300, no Jardim Hollywood - como forma de reabilitação. No local o paciente é acompanhado por uma equipe multiprofissional, composta por médicos oftalmologistas e psicólogos. Em caso de urgência, a cidade também dispõe do ambulatório oftalmológico no Hospital Pronto Socorro Central, na Rua Secondo Modolin, 380 - Centro.

 

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, São Bernardo está bem equipado para atendimento geral. "A Saúde do município possui diversos meios de ajudar a população, agora todos precisam se conscientizar e sempre procurar o médico. É necessário fazer um acompanhamento com o oftalmologista, muitas vezes dores do dia a dia, como a dor de cabeça, pode estar associado a problemas de visão. O tratamento preventivo é sempre o melhor tratamento", explicou Reple.

 

Além dos cuidados médicos, as pessoas precisam se atentar a cuidados diários para manter a saúde ocular, que são:

•          Cuidado com o sol: Reduza a exposição dos olhos ao sol e da claridade. A exposição, em excesso, dos raios UV podem ser agravantes para algumas doenças, como a catarata.

•          Alimentação balanceada: Tenha hábitos alimentares saudáveis com a ingestão de vegetais verdes escuro. Esses alimentos fornecem vitaminas benéficas para a retina.

•          Evite coçar a região dos olhos: Em casos de alergias ou irritações, esse ato pode piorar ainda mais o quadro. Para evitar ou reduzir a coceira hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Isso ajuda a manter os olhos sempre úmidos, mas cuidado com o uso em excesso.

•          Evite o uso excessivo do computador: O uso prolongado pode causar cansaço visual, irritação nos olhos e enxaquecas. A dica é posicionar o monitor a uma distância de 50 a 60 cm dos olhos e estar em um ambiente bem iluminado.

•          Sempre limpe a região dos olhos: A maquiagem pode causar reações alérgicas se não for retirada corretamente, antes de dormir. Os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados