São Bernardo do Campo
Publicada em 03/07/17 as 09:47h - 41 visualizações
Programa “Saúde Prioridade” realiza nova ação e 2 mil crianças e adolescentes são atendidos com médicos oftalmologistas
Em São Bernardo, atendimentos são realizados na Policlínica Centro; as consultas foram agendadas previamente, com horário marcado.

Gabriela Vieira Maria


 (Foto: Omar Matsumoto)

A Prefeitura de São Bernardo realizou, neste fim de semana (01 e 02/07), uma nova ação do programa "Saúde Prioridade". Desta vez, cerca de 2.000 crianças e adolescentes, de zero a quinze anos, foram atendidas com médicos oftalmologistas, na Policlínica Centro - Avenida Armando Ítalo Setti, 460- Baeta Neves. Todas as consultas foram agendadas previamente, com horário marcado.

 

O prefeito Orlando Morando e o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, estiveram na Policlínica, logo na manhã deste sábado e acompanharam o trabalho dos médicos e enfermeiros. O Chefe do Executivo, aproveitou a oportunidade para conversar com os pacientes e questionar quanto tempo eles estavam aguardando para passar com o médico

 

"Encontrei pessoas que estavam aguardando há anos. Isso não pode acontecer, saúde tem que ser prioridade e nós estamos trabalhando, incansavelmente, para mudar esse quadro. Estamos zerando toda a demanda deixada pela gestão anterior e não estamos permitindo que novas filas sejam geradas", apontou Morando.

 

A ampliação dos atendimentos foi viabilizada por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde de São Bernardo, com a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, cerca de 20 médicos oftalmologistas foram escalados para realizar todos os procedimentos.

 

"São Bernardo tem em média 30% das crianças, em idade escolar, apresentando problemas oculares. Porém, 5% delas já estão apresentando dificuldades de aprendizagem, ocasionadas pela visão. Temos que identificar os problemas dessas crianças e iniciar o tratamento. Ter um diagnóstico rápido, significa oferecer uma vida saudável para as crianças", explicou Reple.

 

A aposentada Maria de Lurdes, esteve na unidade acompanhando os netos, Luiza (5) e Pedro (9). Eles estavam aguardando desde 2015 e já estavam apresentando dificuldades de enxergar. "Foi um agente de saúde na minha casa, informar os dados da consulta. Chegamos aqui na unidade e logo fomos atendidos, descobrimos que eles irão precisar usar óculos. Porém, estou tranquila, a prefeitura vai fornecer os óculos para os meus netos, eles até já escolheram a armação", disse a aposentada.

 

Além das consultas oftalmológicas, também foram realizados grupos de conscientização alimentar. Nutricionistas promoveram palestras, a fim de explicar a importância de as crianças terem uma alimentação saudável desde a infância.

E para distrair as crianças, foram feitas oficinas de pintura, com a parceria da Nutrarte (Núcleo de Trabalho e arte de São Bernardo) e também a presença dos Doutores da Alegria.

 

Fortalecimento

 

No último fim de semana (24 e 25/06) o programa Saúde Prioridade atendeu cerca de 2 mil crianças e adolescentes que estavam na fila para passar com médicos oftalmologistas. A ação também foi realizada na Policlínica Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, no Baeta) e os atendimentos foram agendados com horário marcado.

O programa Saúde Prioridade foi lançado no mês de março e tem como principal meta zerar as filas por consultas e exames. O município herdou, da antiga gestão, uma espera com mais de 70 mil em demanda reprimida (49.575 consultas e 21.051 exames).




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados