São Bernardo do Campo
Publicada em 28/06/17 as 10:51h - 14 visualizações
Mês do Meio Ambiente promoveu atividades na natureza para moradores
Em visitas aos locais históricos de São Bernardo, moradores participaram de atividades na Represa Billings com foco na educação ambiental

Ricardo Cassin


 (Foto: Omar Matsumoto)

A Prefeitura de São Bernardo, por meio das Secretarias de Gestão Ambiental e Esportes e Lazer, realizou durante o fim de semana diversas atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente. O objetivo das ações é para promover a educação ambiental e qualidade de vida.


As atividades foram iniciadas com os trabalhos do projeto "Remando para a Vida" e organizou, no Parque Estoril, a "Remada e Limpeza da Represa Billings". Na oportunidade, cerca de 40 munícipes, que se inscreveram para o evento, e alunos do projeto Remando para a Vida, a navegação ocorreu em caiaques e canoas havaiana e, na ocasião, foram recolhidos materiais como garrafas PET, sacos e copos plásticos.


A Gestão Ambiental organizou dois eventos para moradores com foco na educação ambiental. O primeiro foi um passeio de barco conduzido pelos pescadores da Colônia dos Pescadores Orlando Feliciano. Na ocasião, uma embarcação, com monitores ambientais, partiu do Parque Estoril, e os munícipes conheceram as belezas da represa e a história dos pescadores da região.


Ainda no sábado, o "Dia de Tratador", reuniu cerca de 20 munícipes, no Zoológico Municipal de São Bernardo, no Parque Estoril. Crianças e adultos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os animais da Mata Atlântica, como araras, papagaios, jabuti, veado catingueiro, onça parda, gaviões e ouriço. Participaram da preparação dos alimentos, entraram nos recintos e conheceram os bastidores de um Zoológico.


Para concluir a programação, a Secretaria de Esportes e Lazer, reuniu cerca de 160 ciclistas que tiveram a oportunidade de vivenciar São Bernardo de uma forma diferente. Os aventureiros estiveram em contato com a natureza, em meio a Mata Atlântica.


Ao todo, os ciclistas percorreram 32 km de estradas de asfalto e de terra, encararam subidas e descidas técnicas, e puderam desfrutar de muitas paisagens e histórias incríveis, na Rota Caminhos do Capivary, uma das rotas turísticas que a cidade oferece.


O secretário de Gestão Ambiental, Mário de Abreu, considera as ações excelentes, uma vez elas têm cunho social e contribuem com a conscientização domeio ambiente. "Nós agregamos as atividades na programação do Mês do Meio Ambiente, pois é um trabalho que envolve educação ambiental. Além de algumas oferecerem inclusão social como a assistência psicossocial. E da mesma maneira is moradores podem usufruir dos espaços que a Prefeitura oferece", afirmou.


Para encerrar o Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura programou uma visita monitorada no Parque Ecológico Imigrantes, nos dias 28 e 30. No último dia, a visita será destinada para 5 cadeirantes que irão conhecer as dependências do espaços e toda a acessibilidade que ele oferece.


Projeto - Remando para a vida


O projeto Remando para a Vida é referência em reabilitação psicossocial e trabalha com crianças autistas e ex-dependentes químicos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.


Com o objetivo de promover inclusão social, conscientizar os usuários sobre a importância da preservação ambiental, trabalhar a reabilitação terapêutica, o projeto também realiza um mutirão de coleta de resíduos sólidos, que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês, nas margens da Represa Billings.


"Remando para a Vida" atende pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e voluntários que aderem ao projeto. Em cinco anos de projeto já foram recolhidos 10 toneladas de resíduos sólidos na beira da Represa Billings.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados