São Bernardo do Campo
Publicada em 23/06/17 as 10:01h - 43 visualizações
Orlando Morando comemora a conquista: São Bernardo vai fabricar novos carros da Volks
Em reunião na matriz da montadora, na Alemanha, prefeito teve garantia de fabricação do modelo Polo e de um novo sedã na cidade

Da Redação


 (Foto: Divulgação/PMSBC)

Na primeira viagem internacional como prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu a confirmação de duas grandes notícias que vão aquecer a economia e o desenvolvimento econômico da cidade. Reunido com a direção global da Volkswagen, na Alemanha, o chefe do Executivo obteve a certificação de que dois novos modelos da marca passarão a ser produzidos na planta da montadora localizada em São Bernardo. O primeiro deles será a sexta geração do Polo, cuja produção será iniciada ainda neste ano, e o outro, um lançamento: e um sedã compacto, que será revelado nos próximos meses.

 

A consolidação do anúncio aconteceu após duas reuniões com executivos da montadora no Brasil - uma em janeiro e outra, recentemente, com o presidente e CEO da Volkswagen no País, David Powels. Ambas as agenda buscaram maior proximidade com montadora e ao, mesmo tempo, o alinhamento de lei de incentivos fiscais com foco no desenvolvimento industrial e no aumento de investimentos na cidade. Essa articulação foi consolidada nesta quinta-feira (22/06). Na reunião estava presente o Chefe de Relações da América do Sul da Volkswagen, Hartmut Blum.

 

O novo modelo da Volkswagen integra plano global de investimentos estimados em R$ 7 bilhões, somente no Brasil, até 2020, anunciado em novembro passado por Powels. O aporte se destinará, principalmente, à fabricação de quatro modelos da marca no País. A comercialização do novo sedã deve ser iniciada apenas em 2018. Na reunião que marcou a escolha de São Bernardo, o chefe do Executivo de São Bernardo também manifestou grande interesse da cidade para que outros modelos previstos para serem lançados no País sejam fabricados na unidade fabril do município.

 

Para isso, o prefeito tem atuado junto ao governo do Estado no sentido de obter a liberação de crédito de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), proveniente de exportações. A medida tem como objetivo o aumento de investimento estrangeiro na cidade. A comitiva que pleiteou o lançamento do automóvel na cidade também foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e pela secretária de Comunicação, Thaís Santiago.

 

O grupo apresentou aos executivos alemães as vantagens logísticas e de produção de São Bernardo, com direito a depoimento do governador Geraldo Alckmin e do prefeito da Capital, João Doria. Na avaliação de Morando, apesar de rápida, a visita dos representantes de São Bernardo à Alemanha foi extremamente produtiva e benéfica para a cidade. "Além da estabilidade da montadora na cidade, o novo veículo puxará toda uma cadeia produtiva, tanto de peças quanto na área logística. Além disso, fomentará a geração de empregos e ainda deixa resultados esperançosos na arrecadação da cidade, considerando que boa parte do ICMS arrecadado com venda de automóveis volta para município", destacou Morando, que também confirmou a atuação do Sindicato dos Metalúrgicos na conquista.

 

Diálogo - Antes da vinda para Alemanha, o prefeito já havia deixado pactuado que a cada 60 dias terá encontro com a direção da montadora com vistas à proximidade entre o poder público e a iniciativa privada. "O Brasil infelizmente não tem essa prática, mas manteremos uma proximidade com todos que atuam no setor produtivo na cidade. O trabalho da Prefeitura continuará focado na busca por investimentos e na geração de postos de trabalho para o município", completou o prefeito. A série de encontros terá continuidade em agosto, com reunião já agendada entre Morando, demais secretários e o presidente da Volkswagen do Brasil, no Paço.

 

A fábrica da Volkswagen de São Bernardo é a mais antiga da montadora fora da Alemanha. Chegou ao município em 1953 e, atualmente, emprega 9.163 trabalhadores. A concretização do novo carro no município deve abrir mais postos de trabalhos diretos e indiretos e auxiliar nas arrecadações de receitas a cidade.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados