São Bernardo do Campo
Publicada em 21/06/17 as 09:19h - 25 visualizações
Carreta da Mamografia realiza mais de 1.500 exames em São Bernardo
Equipamento permaneceu por 45 dias e atendeu mulheres por regiões da cidade

Gabriela Vieira Maria


 (Foto: Gabriel Inamine )

A Prefeitura de São Bernardo divulgou, nesta terça-feira (20/06), um balanço positivo dos exames realizados pela Carreta de Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, em parceria com o município. Em 45 dias de funcionamento, o equipamento realizou mais de 1.500 exames.

Por iniciativa da Prefeitura, a estadia da Carreta foi prorrogada por 15 dias e levada para o bairro Vila São Pedro.  O equipamento operou do dia 3 de maio até o dia 6 de junho no estacionamento do Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, no Bairro Assunção, realizando mais de 1.200 procedimentos. Após esse período, foi transferida para a Vila São Pedro, onde atendeu cerca de 350 mulheres, do dia 8 a 17 de junho. O programa conseguiu atingir a meta de atendimento, em todos os dias que permaneceu no município.  Diariamente, eram distribuídas 50 fichas, de segunda a sexta-feira, e 25 aos sábados.

O prefeito Orlando Morando, comemorou o balanço divulgado sobre a carreta e ressaltou: "Podemos dizer que essa foi mais uma vitória para a Saúde de São Bernardo. Conseguimos trazer o equipamento para a nossa cidade e cuidar da saúde de mais de 1.500 mulheres. O diagnóstico precoce é o melhor tratamento que existe e a prefeitura tem como meta, continuar cuidando de todos os moradores da cidade".

O Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, explicou que embora a campanha seja coordenada pelo governo do Estado, as mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, serão tratadas no próprio município. "Essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) e receberão todo o suporte e tratamento necessário. Além das consultas e medicamentos, elas também participarão de grupos de apoio e de terapias ocupacionais", enfatizou Reple.

Essa foi a primeira vez que o "Programa Mulheres de Peito" estacionou a Carreta da Mamografia em São Bernardo.  Durante a inauguração do projeto, a primeira-dama, Carla Morando, ressaltou a importância de o equipamento voltar todos os anos ao município. "A iniciativa de trazer a carreta de mamografia é essencial para ajudar a diagnosticar o câncer de mama. Tenho certeza que essa foi a primeira das muitas vezes que a carreta ficará para o município, vou fazer de tudo para ela vir todos os anos e ajudar na prevenção todas as mulheres", finalizou Carla.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados