São Bernardo do Campo
Publicada em 13/06/17 as 09:38h - 39 visualizações
Crianças de São Bernardo aprovam “Educar Mais”
Bem recebido por mães, programa de escola em tempo integral também ganha grande aceitação entre crianças da cidade

Carla de Gragnani


 (Foto: Gabriel Inamine )

Recebido com entusiasmo por mães, o programa "Educar Mais" - que vem implementando ensino em tempo integral nas escolas de São Bernardo -, também ganha grande aceitação em estudantes da rede pública de ensino. A ação amplia a carga horária das unidades municipais de 5 para 9 horas, beneficiando 1.231 crianças. O período extra nas escolas reforça atividades pedagógicas e lúdicas, além de incluir disciplinas eletivas, oficinas e projetos em grupo.


Aluna do 4º ano no CEU Luiza Maria de Farias, no Jardim Silvina, Nicoly dos Anjos, de 10 anos, é uma das crianças contempladas pelo programa implantado em cinco escolas no início de fevereiro. "O período integral é muito legal, porque a gente aprende muito mais. Os professores ensinam tudo muito bem e a gente sai com mais conhecimento e ideias de coisas para fazer", disse. Além da grade regular, a unidade do Jardim Silvina também oferece aulas de inglês, artesanato, brincadeiras, ginástica com danças, hortas comunitária, oficinas de coral e flauta, entre outras atividades.


A possibilidade de absorver mais conhecimentos dentro de um período estendido de aulas também é apontada como um dos pontos positivos do programa pelo estudante do 4º ano, Vitor Amaro de Castro, de 11 anos. "Antes eu tinha muita dificuldade de aprender contas de dividir e agora com mais tempo de aulas eu já consigo fazer divisões", explicou. Seu colega de classe, Fabiano Richard Barbosa, de 10 anos, também conta estar "contente" com a ampliação da permanência na escola. "Estamos aprendendo em dobro", completou.


Nesta segunda-feira (12/06), o CEU do Jardim Silvina teve a placa inaugural do projeto descerrada, em evento que contou com a presença do prefeito Orlando Morando e da equipe de Educação da cidade, comandada pela secretária Suzana Dechechi. Recepcionado com apresentações de alunos, o prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a instalação de um parquinho de lazer na unidade, cuja entrega deve ser concluída no retorno das férias de julho.


"É uma satisfação saber que essas crianças contam com uma grade curricular mais ampla e que as prepara, de fato, para o futuro", discursou Morando. Também prestigiaram o ato, os secretários de Gestão Ambiental, Mario de Abreu, de Governo, Julia Benício, de Chefia de Gabinete, Mônica Leça, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Hiroyuki Minami, além de vereadores da cidade.


De acordo com a diretora do CEU, Ana Paula Souza e Silva, é visível a boa aceitação do programa tanto por parte dos pais quanto dos próprios alunos. "As crianças têm mostrado que querem estar na escola pelas atividades que são propostas. Recentemente, uma criança escreveu uma cartinha para falar que havia ficado assustada com a possibilidade de passar menos tempo em casa, mas que agora isso mudou", contou. A unidade atende atualmente 551 alunos em tempo integral, entre crianças de zero a 10 anos de idade. Até o final do ano, mais cinco escolas receberão o programa "É um novo modelo de educação, que está dando muito certo graças ao emprenho de todos os profissionais da nossa rede", finalizou o titular da Educação.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados