São Bernardo do Campo
Publicada em 06/06/17 as 16:39h - 65 visualizações
Carreta da Mamografia chega a Vila São Pedro
Município conseguiu prorrogar a estadia da carreta até o dia 15 de junho

Da Redação


 (Foto: Gabriel Inamine )

A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta terça-feira (06/06) que a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado será transferida para a Vila São Pedro. A partir da próxima quinta-feira (08/06), o equipamento ficará no ponto final do ônibus, entre a Rua Jardim e a Rua Dos Pássaros.

 

Atualmente, a Carreta está atendendo no estacionamento do Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900, no Bairro Assunção). Nesta terça-feira (06/06), ela funcionará normalmente, até às 17h. Após esse horário, o equipamento será encaminhado para a Vila São Pedro e volta a operar na quinta-feira (08/06) a partir das 9h.

 

Os exames são realizados, gratuitamente, 50 senhas são distribuídas todos os dias durante a semana e 25 senhas aos sábados. Mulheres entre 35 a 49 anos devem levar o cartão do SUS, RG e o pedido médico. Para as mulheres acima dos 50 anos, não é necessário pedido médico - apenas o cartão do SUS e RG.

 

O Prefeito Orlando Morando trata a mudança de endereço da carreta como mais uma ação de respeito e cuidado aos moradores de São Bernardo, dessa vez, em especial, às mulheres. "Fizemos um estudo e percebemos que a Vila São Pedro é o bairro que mais possui demanda de mamografia. Nós conseguimos ampliar a estadia do equipamento e agora estamos levando o serviço para ajudar a cuidar das mulheres. A saúde sempre foi e sempre vai ser a principal prioridade do meu mandato e eu sempre vou fazer de tudo para oferecer melhor qualidade de vida à população", explicou Morando.

 

Já o Secretário de Saúde e também médico ginecologista, Dr. Geraldo Reple ressaltou que essa é mais uma oportunidade para incentivar as mulheres a realizarem o exame. "Fazer a mamografia é essencial, nós precisamos estimular as mulheres com mais de 35 anos a realizar o procedimento. Vamos cuidar das nossas mulheres, a prevenção é sempre o melhor tratamento" enfatizou Reple.

 

Além disso, o Chefe da Pasta explicou que as pacientes que tiverem algum diagnóstico de alteração, serão chamadas para realizar um ultrassom e uma biópsia na própria carreta. Porém, se for constatado um diagnóstico, essas mulheres serão encaminhadas ao CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) para realizar tratamento médico.

 

A Carreta Mulheres de Peito começou a atender no dia 3 de maio, desde então já foram realizados 1.200 exames de mamografia. Essa foi a primeira vez que o equipamento do Governo do Estado estacionou no município.

 

Orlando Morando, a primeira-dama, Carla Morando e o Secretário de Saúde visitaram a estrutura do local no primeiro dia de funcionamento. Na situação a primeira-dama ressaltou a importância do serviço e disse: "A iniciativa de trazer a carreta de mamografia para São Bernardo é essencial para ajudar a identificar diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa foi a primeira vez que a carreta veio para o município, mas a partir de hoje, tenho certeza que ela virá todos os anos", incentivou Carla




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados