São Bernardo do Campo
Publicada em 30/09/16 as 12:49h - 271 visualizações
Bairro Botujuru, um pedaço da história de São Bernardo

Julio Cezar Green


 (Foto: Divulgação)

O bairro Botujuru em São Bernardo do Campo começou sua história ainda no século XIX. O nome está registrado desde a Freguesia de São Bernardo, assinado pelo então padre da cidade Tomás Inocêncio, entre os anos de 1854 e 1856.

Mais de 14 mil pessoas vivem atualmente, nos 3.720 domicílios particulares da região. Antes das casas e de se tornar um importante bairro para a cidade, o local abrigava uma grande reserva florestal, e existiam apenas as casas de veraneio na região.

Durante os anos 40, a família Lewandowski, começa a trazer o emprego para perto dos moradores com a primeira empresa na Via Anchieta. A Mercantil-Swiss, começou seus trabalhos fabricando bicicletas e máquinas de costura. Contudo, a grande máquina industrial chegou ao bairro na década de 70.

Nas proximidades do Botujuru, estão os bairros Vila das Valsas, Terra Nova e o conjunto Swiss Park. A Vila das Valsas teve como primeiros moradores e fundadores do bairro os servidores e funcionários públicos de São Bernardo.

Entre as grandes empresas de trabalho na região estão a transportadora de veículos Tegma e a montadora Volkswagen do Brasil, além de outras empresas que movimentam diariamente o local.

Na região, o comércio se tornou constante e a cada dia que passa, novos empresários estão se aproximando da comunidade. Cabelereiros, lojas de roupas, mercados, padarias, bares, entre outros estão nos bairros.

Estão no Botujuru: 3 Irmãos Casa e Construção, Bar e Restaurante Tia Maria, Bar do Wilson, Bar do Bira, Borracharia Minas Gerais, Hamburgueria e Sanduiches Expressos Jetfast, Kanela's Pub e Restaurante, Baterias Bat Fort, Elinho Marcenaria, Produtos de Limpeza Cida, Dádiva Hair, Drograria São Francisco, Funilaria Mauro, Bar e Restaurante Nova Opção, Casa de Carnes Botujuru, Casa de Ração Amigos do Pet, Restaurante Saborear, Lojas Paola, Cooper Chico, Mêcanica Francisco, Bar e Lanches Silva e Nascimento, Borracharia São José e Mercado Ideal, entre outros.

Além dos comércios, o Terra Nova II conta com três escolas para formação das crianças e jovens que moram nos bairros, entre elas a de formação do ensino médio, Ayrton Senna da Silva. Os moradores, contudo, ainda têm reclamações sobre alguns serviços, principalmente no tempo de espera da única linha de ônibus que passa no local (38 - Taboão/Terra Nova II).

Segundo os munícipes, a demora é muito grande e no Vila das Valsas não passamas linhas que vão para São Paulo.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados