São Bernardo do Campo
Publicada em 22/06/16 as 13:01h - 166 visualizações
São Bernardo sedia debate sobre plano diretor para a Região Metropolitana

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

O último ciclo de mobilização para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) ocorreu no dia 21/6, no Paço Municipal, no Centro. Coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que é presidido pelo prefeito de São Bernardo, o objetivo do PDUI é estabelecer um plano diretor para todos os municípios da RMSP. De acordo com legislação federal, esse documento deve ser elaborado até 2018.                            

Os objetivos e desafios que envolvem a definição do plano foram apresentados durante o evento. Além de técnicos do Consórcio, compareceram representantes da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e da sociedade civil. O secretário de Obras de São Bernardo representou o prefeito.

A elaboração do plano envolve poderes públicos municipais, estaduais e a sociedade. O objetivo é discutir soluções e ações conjuntas para melhorar a qualidade de vida nas cidades. Para isso, o PDUI levará em conta os planos diretores municipais, mas com ênfase para os problemas comuns a vários municípios.

Assessora de planejamento da Diretoria de Gestão de Projetos da Emplasa, Fernanda Costa explicou que o plano proporcionará uma metrópole mais igualitária: "Com mais opções de trabalho, saúde e lazer, haverá melhoria na condição de vida das pessoas. A solução dos problemas depende de uma articulação conjunta." Entre as questões que serão tratadas no PDUI estão o transporte metropolitano, abastecimento de água, saneamento ambiental e habitação.

O processo de elaboração do PDUI é coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, liderado pelo prefeito de São Bernardo e do qual fazem parte 39 prefeituras. 




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados