São Bernardo do Campo
Publicada em 13/06/16 as 12:01h - visualizações
Programa de Turismo Industrial comemora três mil visitas
Iniciativa permite que munícipes e turistas conheçam empresas do parque industrial instalado na cidade

Da Redação


 (Foto: Divulgação)

As empresas de São Bernardo que participam do programa de Turismo Industrial da Prefeitura, iniciativa criada em agosto de 2013, já receberam cerca de três mil visitantes, de 13 Estados.

O empresário Eduardo Meneguello, sócio da Zurich Termoplásticos, aderiu ao programa em 2014. A partir daí, seu entusiasmo só aumentou, não apenas abrindo a empresa para receber munícipes e turistas, mas também visitando outras indústrias. "É muito interessante poder comparar e perceber as diferenças entre os processos produtivos e, assim, saber como se dá a fabricação", disse Eduardo, que visitou a Wheaton do Brasil na quinta-feira (9).

A Zurich foi a segunda empresa a aderir ao programa, implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET). A primeira foi a Wheaton, que recebeu, neste mês, empresários, trabalhadores e representantes de instituições educacionais.

O diretor da Universidade Anhanguera, Wilson Roberto Borin, que nunca havia participado de uma visita, ficou entusiasmado com o que viu. Ele não tinha ideia de como funcionava uma linha de produção ou quanta energia e água uma empresa consome. "Para quem não tem experiência com a indústria, é uma grande oportunidade e uma surpresa. Acho fundamental essa iniciativa da Prefeitura, até para fomentar negócios", disse.

Apesar do perfil majoritário dos visitantes ser de estudantes, o público é diversificado: "Eu adoro as visitas do Turismo Industrial, é uma experiência única e recomendo", disse Leudelina Montibeller, aposentada de 77 anos que esteve na Zurich, na Scania e na Weathon.

Cerca de 65% dos visitantes do programa do Turismo Industrial vêm de fora do Estado de São Paulo. Só a Masipack, última empresa a aderir à iniciativa, contou, em uma mesma visita, em maio, com participantes da Capital Federal e de oito Estados: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, São Paulo, Pará, Paraíba, Paraná e Minas Gerais.

Pedro Henrique Perruci, estudante de Mecatrônica da Universidade de Brasília, ficou encantado com a visita que fez à Masipack. "Faz muita diferença para quem está na universidade ter essa perspectiva, pois muitas vezes ficamos perdidos no meio acadêmico."

Segundo o diretor do departamento de Turismo e Eventos da Prefeitura, a iniciativa da Prefeitura nasceu para "dar identidade turística à cidade". Atualmente, além da Wheaton, Zurich e Masipack, mais nove empresas abriram suas portas para visitantes: Basf, Fundação Espaço Eco, Formags Gráfica e Editora, Friozem Logística, MBB, Scania, Ominisis, Usina Henry Borden (Emae) e Volkswagen do Brasil.

Além de conhecer o parque industrial da cidade, os visitantes podem visitar os pontos turísticos de São Bernardo, como a Cidade da Criança e as rotas gastronômicas do Peixe e do Frango com Polenta.

Para que as visitas às empresas sejam realizadas da melhor forma possível, o número de participantes é limitado. Além disso, devem ser seguidas regras de segurança rígidas.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados