São Bernardo do Campo
Publicada em 22/01/16 as 10:31h - 188 visualizações
Cursos profissionalizantes gratuitos começam a receber inscrições na 2ª (25)
Interessados têm até o dia 4/2 para buscar vaga em cursos como informática, alimentação e construção civil

Da Redação


 (Foto: Valmir Franzoi)

A Prefeitura de São Bernardo oferece cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas. As inscrições vão de 25 de janeiro a 4 de fevereiro e podem ser feitas em um dos endereços das oito escolas (lista abaixo) onde ocorrem as atividades. A programação contempla oito setores como tecnologia, imagem pessoal e informática, que são os mais procurados, mas também saúde, construção civil, marcenaria, meio ambiente e alimentação. É permitida uma inscrição por aluno em cada curso, de acordo com critérios estabelecidos em edital publicado no jornal Notícias do Município. A carga horária mínima é de 200 horas.

Quem já se beneficiou pela iniciativa, recomenda. É o caso de Maria Aparecida de Lima que, desempregada, decidiu buscar novas alternativas. Cida, como é chamada, participou do curso pintura com texturização e gostou tanto que se matriculou para os de instalação elétrica e alvenaria e revestimento, todos dentro do eixo construção civil. Ela concluiu todos em agosto de 2014 e conseguiu aplicar a experiência em proveito próprio e reduzir custos, porém, a sua expectativa ainda é conseguir emprego em uma das áreas. "Pintei a minha casa toda e a da vizinha da frente", afirmou. Se tivesse de pagar pelo serviço, o preço cobrado pelo mercado é de R$ 10 a R$ 12 o metro quadrado. Consegui economizar muito."

Para os cursos deste ano, as aulas terão início em 10 de fevereiro. De acordo com a coordenadora da Educação profissionalizante Ada Antônia dos Santos, o curso tem como objetivos qualificar e integrar a formação com a elevação da escolaridade, sistema que permite avançar em temas como cidadania e meio ambiente, entre outros.

Caso a quantidade de inscritos seja maior do que o número de vagas ofertadas, serão adotados critérios socioeconômicos que considerarão a renda familiar mensal per capita e a escolaridade dos interessados como quesitos de pontuação. Se houver empate no número de pontos obtidos, será considerada a composição familiar como quesito de desempate, respeitando as condições de inscrições específicas de cada curso.

Sala de aula - A Prefeitura de São Bernardo também oferece oportunidades para interessados em voltar a estudar e concluir a educação básica. Estão abertas inscrições para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Movimento de Alfabetização (MOVA). As matrículas da EJA, de 1ª a 4ª séries (antiga), ou da 5ª a 8ª séries (antiga) devem ser feitas em uma das unidades das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Para o MOVA, de 1ª a 4ª séries, são formadas salas em associações de bairros e igrejas.

O MOVA é realizado desde 2010 em parceria entre a Secretaria de Educação e a Oscip MOVA regional ABC, com o objetivo de mobilizar adultos em situação de analfabetismo a retomarem aos estudos. Após o curso são encaminhados para a EJA, a fim de concluir o Ensino Fundamental. Há na cidade 45 salas, com cerca de mil alunos. Cerca de 750 já se formaram por esta modalidade. As aulas são realizadas em igrejas, sede de associação de moradores, clubes de mães e núcleos comunitários. Para se inscrever são necessárias cópias de documentos: RG, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e declaração ou histórico escolar.

Escolas municipais - cursos profissionalizantes:

EM Olegário José Godoy (Imagem Pessoal)

Rua Tiradentes, 1.913 - Vila do Tanque - 4335-2141

Centro de Qualificação Profissional (Informação, Comunicação e Serviços Administrativos)

Rua João Pessoa, 59 - Centro - 4339-2311

EM Cleyde Apparecida Costa Ferreira da Silva (Ambiente e Saúde)

Rua Leonardo Martins Neto, 1.060 - Vila Vitória - 4125-0965

EM Madre Celina (Construção Civil)

Rua Barretos, 217 - Baeta Neves - 4122-1605

EM Maria Adelaide Rossi (Alimentação)

Av. Senador Fláquer, 385 - Vila Euclides   - 4330-3988

EMEB Marly Buissa Chiedde (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

Rua Valdomiro Luiz, 180 - Jardim N. Sra. de Fátima - 4396-4546

EM Nair da Silva Prata (Produção Moveleira)

Rua Capitão Alberto Mendes Jr., 96 - Jardim Beatriz -  4341-4855

EM Pastor Delfino Martins Ferreira (Confecção)

Avenida Getúlio Vargas, 1.473 - Baeta Neves - 4330-2622

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4336-7700. Os endereços das escolas também podem ser encontrados no site www.saobernardo.sp.gov.br




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Evolução e Mulher Determinada
Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 9 7240-3561 / (11) 9 6012-4549 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados