São Bernardo do Campo
Publicada em 12/01/16 as 13:55h - 317 visualizações
Agentes de saúde de São Bernardo intensificam busca ativa por gestantes

Da Redação


 (Foto: PMSBC)

As agentes comunitárias de saúde de São Bernardo estão intensificando a busca ativa por gestantes no município. A ideia é que as grávidas deem inicio ao pré-natal o mais cedo possível, sejam orientadas e tirem dúvidas sobre o zika vírus. Até o momento, São Bernardo não tem registro de casos autóctones da doença.

A busca ativa é uma das diretrizes da rede de Atenção Básica do município e, no momento, cerca de 4,5 mil gestantes fazem o acompanhamento de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Durante o pré-natal, são realizadas, em média, seis consultas médicas, além de exames de sangue e ultrassonografia.

Uma das orientações é a necessidade de eliminar dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com uso de repelentes e instalação de telas em portas e janelas das residências.

A zika é uma doença causada pelo zika vírus, transmitido pela picada do mesmo mosquito da dengue e da chikungunya, o Aedes aegypti.  Os sintomas da doença podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente são: manchas vermelhas no corpo, coceira leve e  vermelhidão nos olhos. Também pode surgir dor leve a moderada nos músculos e articulações.

Os casos de microcefalia podem estar relacionados ao zika ou a outras condições médicas. Trata-se de uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira  adequada. Os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, habitualmente superior a 33 centímetros. Pode ser causada por diversas situações: ingestão de medicamentos contraindicados na gravidez, radiação, vírus, bactérias ou exposição a substâncias tóxicas (drogas ilícitas, álcool, inseticidas, tabagismo etc).




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados