São Bernardo do Campo
Publicada em 26/11/15 as 14:03h - 167 visualizações
São Bernardo realiza campanha para diagnóstico precoce de câncer bucal
Os diagnosticados com lesões bucais serão encaminhados para o Brasil Sorridente

Da redação


 (Foto: Raquel Toth)

Com o objetivo de diagnosticar casos de câncer bucal nos estágios iniciais e levar informações sobre a doença para a população, ocorre, até a próxima sexta-feira (27), a oitava edição da campanha Abra a Boca para a Saúde. A ação, realizada anualmente no Poupatempo, pela primeira vez acontecerá também na Rede Fácil do Paço Municipal.

"Como eu estava passando pela Prefeitura, resolvi participar", destacou o autônomo Eder Tadeu Correa, que foi atendido na Rede Fácil do Paço Municipal. Depois de preencher uma ficha, o munícipe foi avaliado pela equipe de saúde bucal. "De acordo com o dentista, está tudo bem. Ele também me esclareceu algumas dúvidas e sugeriu que eu faça exames periódicos", disse.

A estimativa é que nesta edição da campanha sejam realizados cerca de 2 mil atendimentos até a próxima sexta-feira. A ação também ocorre no início do ano nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) durante a campanha de vacinação contra a gripe e, neste caso, os idosos são o público-alvo.

Quem participa da campanha recebe panfletos informativos sobre o autoexame da boca. A recomendação é que a pessoa verifique lábios, língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua), gengivas, mucosa jugal (bochecha), palato (céu da boca) e amígdala.

A chefe da seção de Odontologia Especializada da Prefeitura destacou que a ação tem caráter educativo. "As pessoas, principalmente as mais claras, não sabem que devem usar filtro solar labial quando ficam muito tempo expostas ao Sol, que em demasia pode causar câncer labial", explicou.

Ela disse que, em campanhas anteriores, foram diagnosticados casos suspeitos de câncer bucal, que foram encaminhados para uma das unidades do Brasil Sorridente/Centro de Especialidades Odontológicas para tratamento. Caso confirmado o câncer, os pacientes são atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Anchieta.

Além disso, a dentista destacou que outros problemas de saúde podem ser verificados durante o exame. "Há casos de pessoas com refluxo, por exemplo. Nós fazemos um pré-diagnóstico e encaminhamos para consulta com especialista na rede municipal de saúde."

Diagnóstico - O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. Segundo os especialistas, o autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores desse tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.

O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.

Causas e sintomas




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2017 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados