Sábado, 26 de Maio de 2018

Santo André
Publicada em 16/05/18 às 11:01h - 69 visualizações
Santo André recebe primeira estação de captura de imagens espaciais do ABC
Cidade do ABC firmou parceria com a Bramon, voltada para a observação de objetos no espaço

Matheus Godoy


 (Foto: Júlio Bastos/PSA)
O Planetário e Cinedome de Santo André, do Sabina Escola Parque do Conhecimento, agora poderá observar e capturar as imagens de meteoros. O novo equipamento de observação já está em funcionamento, sendo o primeiro na região do Grande ABC. 

"Embora a maioria das pessoas não imagine, toneladas de meteoritos caem no nosso planeta diariamente. A maioria cai no mar, nos pólos ou nas matas, e muitos se desintegram quando entram na atmosfera. Mas é possível que alguns caiam em áreas habitadas", alertou o coordenador científico do Planetário, o astrônomo Marcos Calil.

As imagens são feitas por uma câmera de segurança adaptada para a função, que está apontada para o céu e posicionada na área externa do Núcleo de Observação do Céu, no próprio Sabina. Em seguida, elas são enviadas para um computador equipado com o software UFO Capture, segmentado para este tipo de serviço. 

Semanalmente, os astrônomos selecionam as imagens e as enviam para a Brazilian Meteore Observation Network (Bramon), que firmou parceria com o planetário recentemente. Essa organização é sem fins lucrativos, e responsável pelo monitoramento de meteoros em todo o território nacional.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Parceiros
Jornal Divulgação Exata - (11) 2897-5833 - redacao@jornalexata.com.br
Copyright (c) 2018 - Jornal Divulgação Exata - Todos os direitos reservados